Bem-vindo ao SENAR SERGIPE

O que você procura?


A separação de vacas leiteiras por lote aumenta a precisão no fornecimento de nutrientes para os animais atendendo as exigências nutricionais de cada grupo. Uma dieta adequada influencia diretamente a produção de leite.

 

 

A zootecnista Annelise Aragão Correa explica que cada animal tem necessidades específicas que precisam ser atendidas de forma separada, por isso a importância da divisão de animais por lotes.

 

 

“Alguns animais produzem mais leite que outros e isso é influenciado pelo que forneço para eles. Se tenho um animal mais pesado, preciso uma quantidade maior de alimento do que o mais leve para que ele se mantenha vivo. Cada estágio de lactação do animal também tem uma regra para alimentação porque se uma vaca tiver que parir precisa de um quantidade de alimento que supra suas necessidades e a da formação de um bezerro, se ela tiver recém-parida preciso de outra quantidade. Existem vários fatores no animal para fazer uma dieta ajustada”, pontua Annelise

 

O consumo de alimentos é o fator de maior influência na produção de leite. Segundo a zootecnista Annelise, a produção de leite tem grande impacto na produtividade das vacas, em seu bem estar, saúde e rentabilidade da propriedade. No preparo da dieta do rebanho é fundamental a escolha do volumoso de qualidade, alimentos baseados em fibra de boa qualidade e proteína desejável para uma nutrição adequada do rebanho.

 

“O volumoso é a parte mais barata que tenho da dieta, então quando melhor a qualidade do volumoso dos animais, menos eu preciso complementar em quantidade no concentrado. O máximo que eu poder fornecer de um bom volumoso, mais barato ficará a minha produção”, afirma Annelise.