Bem-vindo ao SENAR SERGIPE

O que você procura?


Mais de 150 alunos de escolas públicas do município de Lagarto participaram da apresentação do Programa de Formação Inicial Profissional (FIP) desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural  de Sergipe (Senar/SE) na última quarta-feira, 15, em Lagarto. O programa tem por objetivo informar aos jovens rurais sobre suas oportunidades no campo.

Em acordo com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), a cadeia produtiva escolhida para Lagarto foi a equinocultura, por ser uma atividade econômica com grande representatividade no município.

O coordenador de Formação Profissional Rural, Gladson Silva, explica que o programa FIP tem uma carga horária de 220 horas, dividido em dois módulos, empreendedorismo e específico. As aulas teóricas nas escolas são distribuídas em encontros de 4 horas diárias e aulas práticas com visitas as propriedades rurais.

“O curso é uma oportunidade de capacitação para esses jovens e adultos que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho ou montar o próprio negócio. O curso enfatiza muito a prática, por isso visitaremos ao longo desses três meses o máximo de propriedades rurais”, afirma Gladson Silva.

A coordenadora do Serviço de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Maria Aparecida dos Santos, explica que a turma do EJA é composta por muitos jovens, por isso a necessidade de levar qualificação profissional.

“É um curso para o aluno ter acesso mais fácil ao mercado de trabalho. A SEED se preocupa com a formação do profissional da EJA. Estamos vendo como trazer aos poucos os cursos de formação inicial e continuada porque a EJA era composta por pessoas muito adulta e hoje nós temos um público muito jovem. Isso nos traz uma responsabilidade maior com relação à qualificação profissional”, enfatiza.