Bem-vindo ao SENAR SERGIPE

O que você procura?


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Sergipe (Senar/SE) realizou um treinamento para preparação de raças leiteiras para julgamento em exposição. Participaram do treinamento tratadores de Sergipe, Bahia e Minas Gerais.

Segundo o instrutor Derivaldo Teles, o objetivo do treinamento é melhorar as condições de apresentação do rebanho em exposições. O curso teve duração de 24 horas e abordou os seguintes temas: adestramento, preparo das camas, banho, tosquia, preparação para pistas de julgamento e apresentação.

“O treinamento é voltado para animais que participam de competição em que é analisado a morfologia, se tem uma boa produção leiteira, onde vai ser abordado desde o transporte para evitar acidentes a maneira correta de puxar o animal”, explicou Derivaldo.

O produtor de leite do povoado Santa Rosa do Ermírio, Genilson Góis, participa de cerca de quatro exposições por ano e afirma que o curso é importante para a preparação adequada do rebanho.

“Aprendi a separar os animais na fazenda e preparar para a pista. Além de saber preparar uma cama, alimentação correta. Um curso como esse ajuda a valorizar o rebanho em uma exposição e tornar o gado conhecido”, enfatizou.

A tratadora Omarisa Ferreira Barbosa trabalha há 9 anos na área e veio da cidade de Alagoinhas para participar o treinamento. Ela conta que geralmente o custo é alto para participar de cursos como este oferecido gratuitamente pelo Senar.

“Um curso como esse é muito difícil de fazer por causa do custo, que geralmente é alto. Aprendi muita coisa sobre a raça girolando, desde a preparação da cama ao desfile. Agora é aplicar na fazenda”, afirmou Omariza.