Bem-vindo ao SENAR SERGIPE

O que você procura?


No último sábado, 23, os alunos do curso de Aprendizagem Rural e do curso técnico em Agronegócio participaram das palestras sobre a palma forrageira e o mercado do agronegócio. As palestras foram ministradas durante a 7ª Feira Agropecuária do Estado de Sergipe.

Um das palestras ministradas falou sobre o mercado do agronegócio. Segundo a agrônoma Camila Xavier, é importante oferecer aos alunos uma visão do mercado  sergipano e as possibilidades de atuação.

“Foquei muito no mercado de Sergipe porque é onde eles possivelmente vão trabalhar, mas foquei na importância da assistência técnica do profissional e técnico de agronegócio e na evolução dos problemas de campo. Fazendo uma leitura do que o produtor quer quando contrata um técnico. Quis mostrar para os alunos os caminhos que eles têm para seguir”, afirma Camila.

Também foi ministrada uma palestra pelo engenheiro agrônomo, Flávio Napoleão, que  falou sobre o projeto do projeto ‘Forrageiras para o semiárido’. O objetivo do projeto é traçar  alternativas estratégicas para que no período de seca não falte alimento para o rebanho. Flávio explicou aos alunos que o projeto irá avaliar o potencial produtivo e a adaptação das plantas forrageiras às condições climáticas do semiárido. O projeto é desenvolvido em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio do Instituto CNA, e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tendo como característica de ser um experimento estatístico de Delineamento Inteiramente Casualizado (DIC). Ao final, será feita a análise dos dados obtidos.

Alunos

A aluna do curso técnico em Agronegócio, Flávia Aparecida Carvalho, destacou que o mercado do agronegócio é o que mais se expande e a palestra trouxe uma visão de mercado. “Foi muito interessante as palestras. Vai ajudar muito no desenvolvimento do meu curso. Muita gente entra no curso e não sabe o tamanho da dimensão desse mercado do agronegócio”.

O estudante Yuri Bezerra é do curso de Aprendizagem Rural em Laranjeiras. Ele destacou a importância das palestras para a sua formação profissional. “Sou de Laranjeiras e estou fazendo o curso do Senar que vai ajudar a entrar no mercado e trabalho. Viemos para cá assistir essas palestras que mostraram que o setor agropecuário é ótimo.  Um dos pontos abordados na palestra foi o déficit hídrico e o palestrante apresentou métodos para tentar resolver esses problemas”.