O Senar

O que é o Senar?

Sobre o Senar Sergipe

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), vinculado ao Sistema S, oferece educação profissional, assistência técnica e gerencial e atividades de promoção social aos produtores rurais brasileiros.

O Senar atende anualmente, de forma gratuita, milhares de brasileiros no campo, promovendo a qualificação e o aumento da renda, por meio de cursos de formação inicial e continuada presenciais, a distância e híbridos para cerca de 300 profissões nas diversas áreas do agronegócio; a assistência técnica com ênfase na gestão; e a promoção social no que tange a saúde, educação, cultura e cidadania.

Em Sergipe, o SENAR-AR/SE está vinculado à Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (FAESE).

Missão

Promover educação, informação e o conhecimento em agronegócio das pessoas do meio rural, com inovação e competência, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Estado.

Visão

Ser uma instituição de referência em educação, inovação e conhecimento das pessoas do meio rural atendendo, de forma sustentável, às necessidades dos diversos setores do agronegócio sergipano.

Princípios e Valores

Satisfação de pessoas, responsabilidade, transparência e foco em resultados.

Objetivos

O conhecimento da missão e dos objetivos do SENAR-AR/SE é aspecto fundamental para o desenvolvimento do processo de formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) voltadas para a população do campo, contribuindo com sua profissionalização, integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e pleno exercício da cidadania. Os objetivos básicos que norteiam todas as ações do SENAR são:

  1. Organizar, administrar e executar em todo território nacional a Formação Profissional Rural e a Promoção Social do Trabalhador Rural;
  2. Assistir as entidades empregadoras na programação e elaboração de programas de treinamento no próprio emprego;
  3. Estabelecer e difundir metodologias de formação Profissional Rural;
  4. Coordenar, supervisionar e fiscalizar a execução dos programas e projetos de Formação Profissional Rural e Promoção Social;
  5. Assessorar o governo federal em assuntos de Formação Profissional Rural e Promoção Social;
  6. Assistir o pequeno produtor rural, ensinando novos meios para a execução de seu trabalho;
  7. Estimular a permanência do homem no campo, despertando o seu interesse e incentivando-o a produzir mais, trabalhando melhor.