Assistência Técnica e Gerencial

A Assistência técnica e Gerencial do Senar tem como objetivo gerar melhorias nas atividades produtivas do estado, por meio do empreendedorismo e gestão do negócio rural, aumentando a renda e a produtividade com a busca da eficiência e eficácia produtiva, além de estabelecer um perfil tecnológico, social e econômico da empresa rural. O técnico de campo realiza visitas mensais individualizadas durante 2 anos em cada estabelecimento rural, com isso são realizados os 5 passos da metodologia da Assistência Técnica e Gerencial do Senar, o Diagnóstico Produtivo Individualizado, Planejamento Estratégico, Adequação de Tecnologia, Capacitação Continuada Complementar e Avaliação Sistemática de Resultados.

Vídeo explicativo:

 

Serviço gratuito

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar é um serviço gratuito oferecido ao produtor (a) rural brasileiro pelo Senar. Tem o foco na geração de renda, melhoria da produção e na gestão rural de forma educativa. Os produtores são acompanhados periodicamente por um técnico de campo durante 24 meses, tempo mínimo necessário para avaliar os resultados da aplicação da metodologia.

Tecnologias e práticas gerenciais

A ATeG contribui para a evolução socioeconômica dos produtores, das famílias e da comunidade rural, além de promover a disseminação de tecnologias e práticas gerenciais para a produção de alimentos com respeito ao meio ambiente.

Metodologia

Consiste em uma metodologia fundamentada no conhecimento da realidade produtiva e gerencial de cada propriedade rural. Identificação dos pontos fortes e pontos fracos para estabelecer estratégias de crescimento e assim atingir metas e objetivos planejados pelo produtor em conjunto com os técnicos de campo.
Essa metodologia é dividida em cinco ações que envolvem todo o processo a ser aplicado no desenvolvimento da propriedade rural atendida, focada em uma atividade produtiva, conforme esquema abaixo:

Municípios atendidos pela Ateg Senar Sergipe

Casos de sucesso do Senar Sergipe