Alunos do Senar Jovem aprendem na prática sobre manejo sanitário em propriedade assistida pela ATeG
Sábado é dia de visitar propriedades para os jovens alunos do Senar Jovem. A turma de bovinocultura de leite de Gararu, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura de Sergipe (Seduc), conferiu de perto uma propriedade assistida pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar (ATeG), um verdadeiro exemplo de sucesso localizado no povoado Lagoa da Volta, município de Porto da Folha.
A propriedade de Utemberg Freitas foi o cenário, para finalizar o módulo de Manejo Sanitário. Após uma semana de aulas teóricas ministradas online, os alunos finalmente puderam ver na prática o aprendizado.
O produtor rural assistido pela ATeG, Utemberg Freitas inspirou os estudantes ao compartilhar os resultados após a chegada do Senar: “É uma ótima oportunidade de transmitir conhecimento e experiência aos jovens, com o Senar eu reduzi mastite, morte dos bezerros e comecei a lucrar mais”, explicou o produtor.
O médico veterinário Artemízio Costa é instrutor do Senar e reforça que levar os alunos ao campo, faz com que eles se sintam entusiasmados com a aprendizagem prática: “É satisfatório observar como os alunos estão absorvendo as práticas que discutimos em sala de aula. Isso não só enriquece o entendimento, mas também pode tornar profissionais competentes no futuro.”
A coordenadora pedagógica do Senar, Carla Aparecida, bem como a Coordenadora da ATeG, Taynã Matos participaram da visita. Taynã Matos apresentou o programa da ATeG que vem transformando a realidade de diversos produtores rurais em todo o estado, enfatizando as orientações precisas e apoio contínuo realizados pelos técnicos de campo.
Para Carla Aparecida, coordenadora pedagógica do Senar, essa experiência agrega valor ao curso profissionalizante: “Testemunhar de perto o processo de aprendizagem desses alunos é inspirador. Aqui eles podem observar como a produção de leite vem crescendo em Sergipe com as boas práticas, o que reforça a necessidade de trazer a prática para o centro da educação.”
Caso de sucesso da ATeG
Utemberg Marques de Freitas sustenta sua família com a produção de leite no sertão de Sergipe. A transformação veio com a assistência da ATeG, refletida na adoção de medidas gerenciais, como a implementação do pré e pós-dipping e a melhoria na ordenha, levando a resultados impressionantes, como a quase erradicação dos casos de mastite no rebanho e um aumento substancial na produção mensal.
Utemberg também investiu na criação de bezerras, com um bezerreiro individual, fornecendo sombreamento adequado e nutrição personalizada. Seu compromisso com a saúde e reprodução do rebanho é evidenciado pelo pré-parto para novilhas e vacas, bem como pela manutenção das vacinações em dia. A introdução da inseminação artificial com a técnica IATF, aliada a uma nutrição específica por categorias de animais, otimizou a produtividade. Com planos para expandir seu rebanho, Utemberg Marques de Freitas é um exemplo marcante de como a assistência da ATeG pode transformar uma propriedade e impulsionar o sucesso na bovinocultura de leite.