Bem-vindo ao SENAR SERGIPE
(79) 3211-3264 | (79) 3214-6817

O que você procura?



Alunos do Senar Jovem em Bovinocultura Leiteira na propriedade Nunes Peixoto Agropecuária.

Os alunos do Senar Jovem tiveram a oportunidade de participar pela primeira vez de um curso de Inseminação Artificial, no município de Nossa Senhora da Glória, sertão de Sergipe, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Sergipe).

 

O treinamento só foi possível com a disponibilidade da propriedade Nunes Peixoto Agropecuária, que abriu as portas para receber os estudantes. A ideia surgiu durante as aulas do módulo de Bovinocultura de Leite com o instrutor Pablo Jonata, que conseguiu a parceria com a propriedade Nunes Peixoto Agropecuária, em Nossa Senhora da Glória e disponibilizou o espaço e os animais para a prática do curso. O proprietário Josias Peixoto, já foi atendido pelo Senar, com a Assistência Técnica e Gerencial, na cadeia da bovinocultura leiteira.

 

A partir daí a equipe do Senar Sergipe buscou o profissional para ministrar o curso, o médico veterinário Geraldo Tenório foi um dos primeiros inseminadores do estado e com vasta experiência capacita esses jovens. “A realização desses cursos é uma maneira do Senar contribuir para o melhoramento do rebanho do estado de Sergipe”, ressalta o médico veterinário.

 

O curso teve duração de quatro dias, com carga horária de 32 horas e agrega na formação acadêmica, como é o caso de Mikaelle Silva, estudante de medicina veterinária e filha de produtor rural, ela decidiu participar do Senar Jovem para ampliar o conhecimento na prática. “Com esse curso do Senar estou aprendendo ainda mais e pela primeira vez tenho a oportunidade de fazer esse curso que vai agregar tanto na formação acadêmica, quanto na minha vida pessoal, já que vou poder inseminar e melhorar o rebanho da minha família”, ressalta satisfeita.

 

Mais de 100 pessoas este ano em Sergipe foram capacitadas com o curso de inseminação artificial, dessa vez o curso foi dedicado aos alunos do programa Senar Jovem. A coordenadora pedagógica do Senar Sergipe, Carla Aparecida, explica que as parcerias são fundamentais para que as aulas práticas dos alunos do Senar Jovem possam acontecer. “Nós agradecemos aos colaboradores e produtores rurais que abrem as portas das propriedades para realização dos cursos”, reforça o agradecimento.

 

Programa Senar Jovem

O Senar Jovem tem o objetivo de qualificar os jovens e adultos com idade de 16 a 30 anos. As aulas teóricas acontecem online e as atividades práticas presenciais em fazendas.

 

O público-alvo são os filhos de produtores ou trabalhadores rurais cursando ou que já tenham concluído o ensino médio com idade entre 16 e 30 anos. Em 2022, o Senar Sergipe também lançou o Senar + Jovem, para atingir aqueles adolescentes, com idade a partir dos 14 anos. O novo programa funcionará nos municípios com Sala do Produtor Rural e está com inscrições abertas, acesse o Instagram do Sistema Faese Senar e fique por dentro das ações.


Posts Relacionados

Notícias
Senar Sergipe realizará Dia de Campo em Carira com foco na Colheita do Milho
Notícias
Fertilizantes e defensivos agrícolas elevam custos de produção de milho em Sergipe, aponta pesquisa
Notícias
Trabalhadores e produtores rurais são certificados com curso gratuito de retroescavadeira em Pacatuba
Mais Notícias >

Este site utiliza tratativa baseada na Lei Geral de Proteção de Dados Lei nº 13.709/2018. Para saber mais, basta acessar nossa Política de Privacidade.