Aprendizagem Rural garante oportunidade do primeiro emprego para jovens em Capela/SE
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar Sergipe, deu início nesta segunda-feira (01) às aulas da Aprendizagem Rural em Cana-de-Açúcar e Auxiliar Administrativo e Financeiro no município de Capela. O curso tem como objetivo profissionalizar jovens com idades entre 18 e 24 anos, oriundos do meio rural, em parceria com empresas agropecuárias. As aulas são divididas em teoria e prática, totalizando 960 horas e devem ser concluídas até meados de setembro de 2024.
Para muitos desses jovens, essa é uma oportunidade de conquistar o primeiro emprego. Um dos alunos é Ítalo José Cruz, de 18 anos, que inicia o Curso da Aprendizagem Rural em Cana-de-Açúcar e já garantiu seu primeiro emprego. “É o começo do meu futuro, porque hoje estou aproveitando essa oportunidade e já posso pensar em algo mais para frente, porque começa aqui, mas o aprendizado pode ser usado futuramente.”
Alba Valéria S Silva, do setor de Recursos Humanos da empresa Usina Termo Elétrica Iolando Leite, instalada em Capela, destaca a importância da qualificação de mão de obra e a oportunidade oferecida aos que se destacam: “É o nosso 4° ano consecutivo na contratação de Jovens Aprendizes com a parceria do Senar. Todos os anos aproveitamos a mão de obra deles, ano passado contratamos 10 dos 23 que tiveram o curso concluído em setembro de 2023.”
O Senar Sergipe já concluiu 7 turmas de Aprendizagem Rural em Cana-de-Açúcar, de 2018 até 2022. A coordenadora pedagógica do Senar, Carla Aparecida, enfatiza que o curso contribui para a formação dos jovens: “Este curso qualifica esses jovens na atividade da cana-de-açúcar, por exemplo, criando oportunidades para o mercado de trabalho. É o primeiro emprego com qualificação ao mesmo tempo.”