Bem-vindo ao SENAR SERGIPE

O que você procura?


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Sergipe (Senar/SE) firmou acordo de Cooperação Técnica para realização do curso de fruticultura do Programa Inicial profissional (FIP).  O programa tem por objetivo informar os jovens rurais sobre suas oportunidades no campo despertando uma visão empreendedora.

O curso de fruticultura atenderá 25 jovens do município de Arauá que serão capacitados durante cerca de quatro meses com conteúdos teóricos e práticos. O programa FIP tem uma carga horária de 220 horas, dividido em dois módulos. As aulas teóricas nas escolas são distribuídas em quatro horas diárias e aulas práticas com visitas as propriedades rurais.

O presidente do Senar/SE, Ivan Sobral, destaca que é importante a parceria de parceiros como as prefeituras dos municípios para que os treinamentos possam acontecer.

“Uma parceria importante que firmamos com a prefeitura de Arauá e o nosso objetivo é levar esses cursos para mais municípios. Será ofertado o curso de fruticultura neste primeiro momento e a meta levar cursos voltados para outras cadeias, a exemplo da mandioca, já que a região é uma grande produtora”, afirma o presidente Ivan.

 O secretário de Agropecuária e Meio Ambiente de Frei Paulo, Jonat Oliveira, afirma que a parceria será muito importante para valorização do produtor rural.

“Essa parceria é muito importante porque temos uma desvalorização do produtor rural e levando capacitação na produção, que é o objetivo do curso, vamos beneficiar não só o produtor como toda uma cadeia produtiva que não é valorizada. O Senar vem com essa contrapartida de capacitar e nós estamos incentivando a permanência do homem no campo”, enfatiza.