Concurso de Queijos Alto Sertão reconhece os melhores durante a ExpoGlória 2024
O Concurso de Queijos Alto Sertão, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SE) no dia 21 de setembro de 2024, durante a ExpoGlória, reconheceu os melhores produtores de queijos e produtos lácteos de Sergipe. O concurso alcançou o objetivo de incentivar melhores práticas na produção de queijos artesanais e valorizar os produtos regionais.
Coordenado por uma comissão composta pela Dra. Gladslene Góes Santos Frazão, médica veterinária, Saymo Santos Fontes, gerente técnico do Senar/SE, e Taynã Barbosa de Matos, coordenadora da ATeG Senar/SE, o concurso reuniu uma ampla variedade de queijos e produtos lácteos, desde queijos frescos a queijos maturados, além de produtos como manteiga e doce de leite.
Joana Isabela Rodrigues Vieira Silva, produtora rural de Nossa Senhora da Glória, conquistou o Super Ouro com seu queijo maturado de 50 dias. “Foi uma surpresa quando chamaram meu nome, eu havia acabado de ver um colega ser premiado. Esse prêmio não só revigora, mas também traz à tona memórias de família e a vontade de começar a produzir para comercializar. Deus preparou tudo para que eu iniciasse minha jornada na produção de queijos”, contou Joana, que utilizou o leite de suas próprias vacas para produzir o queijo vencedor.
Fabiana Oliveira, queijeira e já foi atendida pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar (ATeG), também brilhou na competição, recebendo Ouro na categoria mussarela, Ouro no requeijão e Bronze na manteiga. “É muito gratificante participar desses eventos que incentivam toda a cadeia produtiva a buscar sempre qualidade. Agradeço ao Senar pela oportunidade de estar aqui”, afirmou Fabiana.
A comissão julgadora avaliou os produtos com base em critérios como aspecto geral, textura, cor, aroma e sabor. Para a Dra. Gladslene Góes, o concurso fomenta a produção de queijos de alta qualidade. “A produção artesanal de queijo tem grande potencial para crescimento e inclusão no mercado. Ao promover concursos como este, incentivamos os pequenos produtores a continuarem a melhorar seus processos, sem deixá-los à margem do mercado”, destacou.
Saymo Fontes, gerente técnico do Senar/SE, destacou o papel do Senar em ampliar oportunidades: “O Senar tem o compromisso de inserir e apoiar produtores que muitas vezes não se veem com possibilidades de crescimento. Através do conhecimento e da capacitação, oferecemos caminhos para que eles alcancem novos patamares”, afirmou.
Confira aqui um resumo no Instagram do Sistema Faese/Senar
Confira o resultado:
SUPER OURO – Joana Isabela Vieira Silva, com o quieijo de maturação de 50 dias.
Queijo fresco de coagulação enzimática (coalho), dessorado ou não, com sal ou sem sal
Ouro: Regina Cardoso dos Santos
Queijo de coalho de leite com maturação de no máximo 10 dias e casca lisa
Ouro: Maria Joseane da Costa
Queijo (massa cozida ou não) com maturação entre 31 e 90 dias de cura e casca natural, lavada ou mofada
Ouro: Joana Isabela Rodrigues Vieira Silva
Queijo de massa filada
Ouro: Fabiana Oliveira Freitas
Prata: Regina Cardoso dos Santos
Queijo de massa lática cozida, com ou sem aditivos
Ouro: Fabiana Oliveira Freitas
Queijos inovadores
Ouro: Jairo Faria da Silva
Prata: Maria de Fátima Feitosa
Queijos que não se encaixam em nenhuma categoria anterior. Independente tecnologia de fabricação
Ouro: Thais da Rocha Leite
Prata: Maria de Fátima Feitosa
Bronze: Jairo Farias da Silva
Manteiga de garrafa
Ouro: Maria de Fátima Feitosa
Prata: Maria Joseane da Costa
Manteiga (do creme de leite ou do soro)
Ouro: Regina Cardoso dos Santos
Prata: Jairo Farias da Silva
Bronze: Fabiana Oliveira Freitas
Doce de leite
Ouro: Vilma Teles Costa
Prata: Maria Joseane da Costa
Bronze: Maria dos Prazeres Feitosa