Crianças descobrem o mundo do Agro no Circuito Senar Agro Kids
“Eu estou emocionado, porque tudo isso vai ficar guardado no meu coração”, disse João Mercena, de apenas 7 anos, segurando sua muda de planta com lágrimas nos olhos ao final de sua visita à Fazenda União, em Frei Paulo. Ele, assim como outras 270 crianças, participou do Circuito Senar Agro Kids, uma iniciativa do Sistema Faese/Senar que levou alunos de escolas municipais a uma verdadeira imersão no campo, despertando curiosidade e o desejo de aprender mais sobre o agronegócio.
Em cada parada do circuito, as crianças viveram experiências únicas, seja na aquicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, grãos e fruticultura. Na Fazenda União, elas viram de perto o funcionamento de uma grande propriedade, perguntando com entusiasmo sobre o número de funcionários, a tecnologia utilizada, como o Compost Barn, e o cuidado com o bem-estar animal. Mas o aprendizado não se limitou aos números ou máquinas. Cada criança plantou sua própria semente de girassol e levou mudas para casa, internalizando conceitos de sustentabilidade e quebrando preconceitos sobre o agronegócio. Nos brindes, eles levaram para casa, uma quebra-cabeças, com o mascote do Agro Kids, dias depois a aluna Cecília da Escola Municipal Antônio Vicente Povoado Piranhas, desenhou o mascote, lembrando da ação que aconteceu na São Francisco Citrus, no município de Japoatã.
Em Nossa Senhora das Dores, uma cena tocante marcou o dia: Alana Valentina de 8 anos, em cadeira de rodas participou ativamente da imersão, tocando a terra e interagindo com os animais. A inclusão foi completa, com direito a perguntas, risadas e um aprendizado prático que ficará gravado na memória de todos.
Carla Aparecida, coordenadora pedagógica do Senar Sergipe, destacou a importância de inserir as crianças no processo de ensino de forma prática e imersiva: “Levar os alunos para ver de perto o que estudamos em sala de aula, desde pequenas propriedades de bovinocultura leiteira até grandes fazendas como a União, faz com que eles entendam o impacto do agronegócio em nossa vida. Despertar esse interesse desde cedo, e de forma inclusiva, é uma forma de plantar sementes não só na terra, mas no coração e na mente dessas crianças.”
A ação foi um sucesso em cada município visitado: Santana do São Francisco, Nossa Senhora das Dores, Frei Paulo, Porto da Folha e Japoatã, mostrando o poder do agronegócio e de como o aprendizado prático pode ampliar horizontes. E mais do que o conhecimento, as crianças das cinco escolas municipais levaram para casa lições de vida e uma nova visão sobre o campo.
Acesse nosso álbum de fotos: https://senarsergipe.org.br/circuito-senar-agro-kids-2024/