Bem-vindo ao SENAR SERGIPE
(79) 3211-3264 | (79) 3214-6817

O que você procura?



A produção de grãos em Sergipe terá uma redução de 40% em relação ao ano de 2017. Os principais motivos são a estiagem e a falta de chuva nos principais municípios produtores. O milho é o principal grão produzido no Estado.

A média de produção de grãos em Sergipe é de 7.200 quilos por hectare, podendo chegar a 12 mil quilos nos melhores áreas da propriedade. Sergipe tem uma área de 200 mil hectares e a produção esperada era de 800 mil toneladas.

Segundo a Federação de Agricultura e Pecuária de Sergipe (FAESE), os maiores produtores de grãos são: Carira, Simão Dias, Pinhão, Pedra Mole, Frei Paulo, Aparecida, Ribeirópolis, Lagarto, entre outros. A quebra da safra, hoje, é de 40%, mas caso as chuvas não cheguem nos meses de julho e agosto, este percentual pode aumentar.

“Em todo o estado as chuvas foram abaixo do esperado, mas para alguns municípios o impacto foi mais severo ao ponto de comprometer a produção. Várias lavouras, mesmo que chova bastante nos meses de julho e agosto, não terão viabilidade financeira para a colheita de grãos, sendo recomendada a colheita para ração animal, através de silagem”, afirmou o presidente do Sistema Faese/Senar, Ivan Sobral.


O milho representa a maior área de lavoura do Estado e maior valor bruto de produção. Ainda segundo a Faese, representa 33% de todas as operações de credito rural no estado, sendo 90% do custeio agrícola. São 3.500 operações com o valor total de R$ 145 milhões por ano.

Seguro

Buscando criar subsídios para os produtores, a Faese junto com técnicos ligados à cultura do milho, e assessores dos bancos está realizando visitas nas lavouras dos municípios afetados. O objetivo é sensibilizar os bancos a agilizar a liberação de áreas para produção de silagem, análise da cobertura do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e eventuais renegociações de dívidas pelo manual de crédito rural.

“Além do contato com os bancos locais, a Faese junto com a CNA fará as intervenções junto ao Banco Central e Ministério da Fazenda para a aplicação do Manual de Crédito Rural para prorrogar as parcelas de investimento e parcelas saldos de custeio”, afirmou Ivan Sobral.

Itabaiana

Na última segunda-feira, 23, aconteceu uma reunião em Itabaiana com cerca de 250 produtores de milho de todo estado de Sergipe. O objetivo da reunião foi orientar os produtores sobre as medidas a serem adotadas para que eles possam utilizar o seguro adquirido através do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).


Durante reunião, também foi feito um apelo à bancada federal para agilizar os trâmites em Brasília. Será formada uma comissão formada por representantes do setor para junto à bancada federal visitar /os Ministérios da Fazenda e Agricultura.  “A demanda apresentada pela Faese é para uma melhor condição de renegociação das operações que deveriam ser pagas com o resultado desta safra. A solicitação contempla o parcelamento em cinco parcelas anuais”, afirmou Ivan Sobra.

 

 

 

 


Posts Relacionados

Notícias
Senar Sergipe abre inscrições para nova turma do Senar Jovem em Equinocultura
Notícias
Senar Sergipe abre inscrições para novos cursos gratuitos e on-line nas áreas de avicultura e bem-estar animal
Notícias
Senar Sergipe qualifica mão de obra feminina em Indiaroba
Mais Notícias >

Este site utiliza tratativa baseada na Lei Geral de Proteção de Dados Lei nº 13.709/2018. Para saber mais, basta acessar nossa Política de Privacidade.