Jovens ingressam no mercado de trabalho após cursos do Senar Jovem
As oportunidades para quem se capacita surgem também nas aulas práticas do Senar Jovem, um programa de qualificação profissional rural básica, com duração de 9 meses, voltado aos jovens e adultos, que buscam capacitação no agro, setor que em 2021, o PIB Agro cresceu 9,37% e gerou cerca de 165 mil empregos no país.
Foi o que aconteceu com Alexandre Oliveira, durante a visita em uma propriedade, ele e mais outros dois colegas da turma de Bovinocultura de Corte também foram convidados para fazer parte de um novo projeto, daquele que no momento passava conhecimento sobre a propriedade. Luciano da Rural como é conhecido encontrou nas aulas em campo do Senar Sergipe estudantes comprometidos com o aprendizado e apresentou oportunidades. “Foi através do Senar que eu consegui essa oportunidade de empreender no agro”, reforça o estudante.
A zootecnista Isis Alves também foi selecionada naquele momento, ela buscou no Senar Jovem maior vivência de campo e encontrou além da experiência, novas chances de trabalho. “Foi muito importante porque conheci outras realidades e níveis de tecnificação, além de fazer contatos com produtores e nas visitas, conheci Luciano da Rural que presta assistência técnica em uma das propriedades, mandei o currículo e ainda durante o curso já comecei a trabalhar”, explica.
De aluna do Senar Jovem, a zootecnista Isis Alves, após concluir o curso, também aproveitou a oportunidade e esse ano participou da seleção e passou a ser instrutora da turma de bovinocultura de Corte. Jovem, com experiência e pronta para contribuir agora com os futuros colegas de profissão e produtores rurais. O programa Senar Jovem foi criado pelo Senar Sergipe com o objetivo de qualificar os jovens e adultos com idade de 16 a 30 anos, com aulas teóricas de forma online e as atividades práticas presenciais em fazendas.
As turmas do Senar Jovem, atualmente, são em Fruticultura, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Gestão e Administração Rural e Equideocultura. O profissional poderá atuar como empreendedor na propriedade e gestão de fazendas. Conforme pesquisa realizada pelo Senar Sergipe com essas turmas, 89% dos entrevistados o Senar/SE foi responsável por promover melhorias e acesso a atividade econômica, seja ela de caráter particular ou para ingresso no mercado de trabalho.
Outro exemplo de egresso é o zootecnista Antônio Lemos, ele iniciou a vida no Senar há pelo menos 8 anos, como estudante do Curso técnico em Agronegócio, após a formatura atuou como instrutor, tutor, foi também técnico de campo por dois anos em seguida supervisor da Assistência Técnica e Gerencial, e atualmente é supervisor do Senar Sergipe.
“O Senar abriu portas para o mercado de trabalho não só para mim, mas para vários colegas atuarem na área rural, a visão que o Senar dá aos profissionais das Ciências Agrárias é imensa e serve de exemplo para o produtor rural.”, explica o supervisor do Senar Sergipe.
O gerente técnico do Senar Sergipe, Saymo Fontes explica que o conhecimento adquirido contribui diretamente com o aumento na produtividade e renda, fatores que estimulam a permanência do jovem no campo e reduzem o êxodo rural.
Por ser referência na capacitação no Agro, o Senar é procurado pelas empresas e propriedades rurais, comércio de produtos agropecuários e prestação de serviços para indicação de profissionais, para atender essa demanda é disponibilizado um canal para envio dos currículos dos egressos dos cursos do Senar: basta enviar o currículo para o email: curriculo@senarsergipe.org.br .