Bem-vindo ao SENAR SERGIPE

O que você procura?


Os produtores de leite do povoado Pindoba, em Neópolis, realizaram a primeira missão técnica. Os produtores são assistidos pelo Programa Negócio Certo desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SE). O programa é voltado para pequenos produtores rurais e suas famílias que aprendem ferramentas simples de gestão para melhor administrar a propriedade rural.

A missão técnica começou com a visita de uma propriedade assistida pelo Programa sertão Empreendedor em Nossa Senhora da Glória. O proprietário Lismar Lima de Farias explicou aos produtores o sistema de reuso de água. Ele utiliza muita água para limpar o local da ordenha e com o desenvolvimento de sistema de reuso de água, foi possível aproveitar a água para cultivo da palma.

“Uso cerca de 800 litros de água por dia para a limpeza do local da ordenha e que eu não sabia onde colocar. Veio esta ideia de irrigar a palma. O problema era filtrar esta aula e foi criado o sistema de filtro e instalado aqui para irrigar a palma. Com essa água consigo triplicar a produção de palma produzido no hectare, por exemplo”, explicou Lismar.

Após a visita no município de Nossa Senhora da Glória, os produtores foram para o município de Santa Rosa do Ermírio, onde aconteceu a 9ª Festa do Leite na última sexta-feira, 20. Os produtores participaram de palestras sobre inseminação artificial, plantas forrageiras para o semiárido e tiveram contato com o empresário da Natville para a venda da produção de leite.

O agricultor Alexandre da Silva Barroso ficou satisfeito com a visita e afirmou que o Programa Negócio Certo tem sido fundamental para a melhorar a gestão da propriedade, que antes não tinha nenhum controle financeiro.

“Sou produtor, mas quero ingressar na área de produtor de leite. Uma experiência foi uma das melhores, pois vivo cansado de apanhar e já vi que através desse curso clareou muita coisa. Aprendi que ou a gente se organiza e busca as informações que estão chegando agora com o Senar ou não chegamos a lugar nenhum. Fica isolado. Hoje viemos aqui e cada vez mais a mente clareia. Buscando melhorias para manter as famílias”, afirmou Gilvan.

Programa

O instrutor do curso Negócio Certo em Neópolis, Gilvan Azevedo Silva, explica que 30 produtores são assistindo no município de Neópolis pelo programa. O programa é dividido em cinco encontros. O instrutor detalha o conteúdo dos encontros.

O Negócio Certo é um programa muito interessante que é para pequenos produtores rurais e suas famílias. No primeiro encontro é feito um levantamento de tudo o que eles possuem na propriedade. No segundo, é desenvolvida uma técnica para novas ideias de negócio. No terceiro encontro, desenvolvemos um plano de negócio e trabalhamos a ideia do associativismo. Temos também uma consultoria de duas horas e no último encontro visitamos propriedade por propriedade para saber como eles estão”, explica Gilvan.