Bem-vindo ao SENAR SERGIPE

O que você procura?


Os alunos do curso técnico em agronegócio do município de Indiaroba receberam a visita da equipe técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Sergipe) no município de Indiaroba. Ao todo, 22 alunos estão finalizando o primeiro semestre do curso.

O curso Técnico em Agronegócio é gratuito e voltado para a realidade do campo, tanto em relação ao conteúdo como na formatação. O curso é 80% à distância e 20% presencial com aulas no polo presencial e saídas de campo.

O produtor rural Zenaido da Silva, 56 anos, está cursando o primeiro semestre do curso técnico em Agronegócio e decidiu fazer o curso pela paixão pelo conhecimento e pela terra. Apesar das dificuldades em conciliar o trabalho e estudo, ele esta entusiasmado com o curso, pois enxerga como uma oportunidade de crescer profissionalmente.


“Vai ajudar muito este curso. Sempre gostei de estudar e não é atoa que estou aqui estudando com 56 anos. Não tem idade para começar. Sou persistente. Sou apaixonado por conhecimento. Como sou proprietário rural eu adoro terra. Colher minha fruta com as próprias mãos. Já tentei alguns investimentos e não consegui e espero que esse curso possa me ajudar com esses créditos”, conta seu Zenaido.

O aluno João Selestino dos Santos, 21 anos, também está fazendo o curso buscando uma oportunidade de crescimento. Ele trabalha junto com o pai e decidiu fazer o curso para aprimorar a produção na propriedade do pai, que trabalha com diversas culturas.

O engenheiro Ambiental Mateus Albuquerque já foi aluno do curso técnico do Senar Sergipe e hoje voltou à sala de aula como instrutor da disciplina de Técnicas de Produção Vegetal. Segundo Mateus, o curso tem um impacto positivo na vida dos alunos que adquirem conhecimento sobre a produção rural, principalmente no gerenciamento da propriedade, que carece de profissionais competentes.

“A administração da propriedade é de extrema importância para o homem do campo, mas infelizmente temos um déficit de propriedades rurais com uma gerência completa de todos os processo. Com esse curso técnico do Senar, os profissionais estarão aptos para administrar o negócio rural”, afirma Mateus.

O coordenador do curso técnico em Agronegócio do polo de Indiaroba, George Vilanova, avalia que mesmo com apenas um semestre de curso, os resultados  são positivos.

“Este curso é de suma importância, pois era uma necessidade para o município. Foram ministradas disciplinas como agronegócio, informática, matemática, entre outras, que tem permitido a qualificação desses alunos. Fizemos uma visita a uma propriedade com produção de fumo e foi uma experiência enriquecedora para os alunos.

Outros polos

O curso técnico em Agronegócio é o primeiro curso técnico de nível médio na modalidade à distância oferecido pelo SENAR, através de polos de apoio presencial, em parceria com o Senar Sergipe, que possui três polos presenciais: Carira, Indiaroba e Arauá.