Bem-vindo ao SENAR SERGIPE

O que você procura?


O programa Saúde no Campo se destaca, a cada edição, pelo seu alcance social. Nesta sexta (24), mais de 300 pessoas estiveram no posto de saúde do Povoado Terra Caída, no município de Indiaroba, que recebeu a equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/SE, para as atividades em torno da informação e orientação em prol dos cuidados com a saúde do homem e da mulher.

Durante todo o dia, foram realizadas palestras educativas a respeito da higiene pessoal, saúde sexual e prevenção contínua de inúmeras doenças, além de exames de citologia, PSA e testes rápidos (Sífilis, HIV). E quem achou que o exame de toque retal seria evitado pelos homens, se surpreendeu com a adesão masculina à ação.

“Eu fui para Estância fazer os exames, há uns 5 anos. Já passou da hora de repetir. E fazer aqui é bom. Nem sempre a gente tem carro ou dinheiro pra ir pra outra cidade” conta Edvaldo dos Santos, incentivando colegas, ainda na fila de inscrição. Diferente dele, muitos farão os exames pela primeira vez. “Sempre fiz o de sangue. De toque, vai ser o primeiro”, diz José Araújo.

Para o urologista Alexandre Mello Barotto, Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia em Sergipe, a logística utilizada pelo Programa permite o atendimento em larga escala, além da conscientização para prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. “Para fazer esse mesmo atendimento, para toda essa população, demandaria um grande tempo de agenda para o Centro de Especialidades”, explica, considerando a logística do serviço público de saúde.

Famílias inteiras se reuniram para as atividades. O clima era de incentivo e cuidado mútuos. “Bahzinha” foi ao evento levando o marido e os dois cunhados. Segundo ela, “o cuidado é uma declaração de amor”. O marido, José Domingos Salvador, disse que “só ‘desaparta’ dela quando tiver que ser”. E, se depender dele, “não vai ser tão cedo. Por isso, a gente veio”, declara. Joaci Vilanova, Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Indiaroba, comemora o sucesso da iniciativa. “O êxito dessa ação prova que a parceria entre o Sistema FAESE/SENAR e o município é extremamente benéfica para a população”, declara. O vereador Ginaldo Lessa, concorda. “ O Saúde no Campo veio como um grande presente para as comunidades rurais de Indiaroba. Toda essa mobilização nos traz muito orgulho e muita alegria”.

 

A adesão do público e a sensibilização para a realização dos exames preventivos chamou a atenção, mesmo da equipe. “É gratificante participar deste projeto. Nos sentimos modificando a vida das pessoas. Não houve evasão. Todos os homens que fizeram a inscrição, aguardaram pacientemente pela realização dos exames”, conta a coordenadora do programa do SENAR/SE, Valéria Vilanova. A parceria com a Prefeitura foi fundamental para a realização do evento. “Nosso interesse é incentivar os trabalhadores rurais e suas famílias a cuidarem mais da saúde. O apoio da prefeitura para o programa vai muito além da recepção da nossa estrutura Móvel em um espaço público. O envolvimento da equipe na divulgação e mobilização foi fundamental para que pudéssemos atingir nosso público alvo de maneira tão expressiva”, reconhece o Presidente do Sistema FAESE/SENAR, Ivan Sobral. O Prefeito de Indiaroba, Adinaldo Santos, comemora a parceria. “Tivemos mais de 300 pessoas aqui, ao longo do dia. Sem dúvida, a sociedade, como um todo, vai ganhar com isso. O nosso agradecimento muito especial ao SENAR, por ter nos dado essa oportunidade”, declara.