Sala do Produtor Rural completa um ano de lançamento
Diminuir a distância entre o conhecimento e aquele que produz o alimento da população, levando capacitações do pequeno ao grande produtor, com esse principal objetivo há um ano o Sistema Faese/Senar lançava a Sala do Produtor Rural, hoje já colhe os resultados positivos.
Para o momento no ano passado, todos os prefeitos, secretários de municípios sergipanos e presidentes de sindicatos rurais foram convidados para o lançamento da Sala do Produtor Rural, que aconteceu no Hotel Sesc Atalaia, em Aracaju, no dia 14 de junho de 2022.
No primeiro ano, 12 municípios sergipanos acreditaram no projeto e firmaram o Termo de Cooperação com o Senar e foi possível levar para um maior número de produtores rurais qualificação de mão de obras, com os cursos de formação profissional rural, ações de promoção social, como o Senar Saúde e capacitação continuada para aumentar a produtividade e garantir a sustentabilidade das empresas rurais, incentivando o produtor, seja ele pequeno ou médio, a tornar-se um empreendedor no campo. “A Sala do Produtor Rural, começou a funcionar no segundo semestre de 2022 e contribuiu para que o público atendido do Senar dobrasse em quantidade de pessoas alcançadas com as ações”, explica o gerente técnico do Senar Sergipe Saymo Fontes.
Ao longo da implantação, os agentes mobilizadores participaram de treinamentos sobre o Senar Sergipe e todos os programas que ofertamos. Eles são contratados pelo município e responsáveis por conhecer a demanda, já que estão mais próximos, assim mobilizam com assertividade.
Os agentes de campo, supervisores e especialistas também conheceram o novo Programa Produzir + Senar, que atende os pequenos produtores com diversas atividades em uma única propriedade e levam informações que começam a transformar a realidade de quem produz no campo.
Atualmente são 14 municípios com Sala do Produtor Rural (SPR): Tobias Barreto, Indiaroba, Itaporanga D’Ajuda, Nossa Senhora do Socorro, Propriá, Carira, Pedra Mole, Boquim, Pinhão, Lagarto, Simão Dias, Gararu, Nossa Senhora das Dores e Itabaiana. Acesse aqui para conhecer as áreas de abrangência de cada SPR.
“Pensando no produtor rural, aproximamos ainda mais as ações do Sistema Faese/Senar e já vemos as mudanças de comportamento do produtor aos se adequar e produzir com qualidade de forma sustentável”, explica o presidente do Sistema Faese/Senar, Ivan Sobral.
Assista a reportagem exibida no programa Nosso Agro sobre a Sala do Produtor Rural em Sergipe