Bem-vindo ao SENAR SERGIPE
(79) 3211-3264 | (79) 3214-6817

O que você procura?



Segundo a Emdagro, a meta é imunizar todos os animais de até dois anos de idade

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa já começou e os produtores rurais têm até 30 de novembro para imunizar bovinos e bubalinos (búfalos) com até 2 anos de idade. A estimativa é vacinar 450 mil animais nessa faixa etária em todo o estado de Sergipe.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (Faese), Ivan Sobral, lembra que há 26 anos, o estado de Sergipe mantém o status de Zona Livre de Febre Aftosa, ainda com vacinação. “Mesmo estando em pauta, o reconhecimento de áreas livres de febre aftosa sem vacinação, continua a imunização em Sergipe e todos os pecuaristas devem vacinar o rebanho.”, explica o presidente.

Para essa etapa, o criador deverá ficar atento à Portaria nº 160/2021 da Emdagro, que estabelece a obrigatoriedade da apresentação do documento de identificação do proprietário dos animais ou de seu representante, no momento da declaração de vacinação, bem como o preenchimento completo do formulário de declaração que se encontra no link: https://www.emdagro.se.gov.br/wp-content/uploads/2021/10/DECLARACAO-AFTOSA.pdf

As vacinas podem ser adquiridas em uma das 97 casas agropecuárias credenciadas na Emdagro para a comercialização deste produto. “A imunização ocorre até o dia 30 de novembro e o prazo para declarar vai até 10 de dezembro à empresa, apresentando a classificação do rebanho, por sexo e idade, e a nota fiscal de compra das doses aplicadas”, alertou a Diretora de Defesa Animal da Emdagro, Aparecida Andrade.

A declaração poderá ser feita também através do site da Emdagro em www.emdagro.se.gov.br, pelo WhatsApp (79) 9 9191-4341 (através do envio do formulário preenchido e assinado junto com cópia do documento de identificação do proprietário dos animais para o email codea@emdagro.se.gov.br) ou ainda presencialmente em um dos escritórios da Emdagro mais próximo.

De acordo com a coordenadora do Programa de Controle e Erradicação da Febre Aftosa (responsável pelo Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa) da Emdagro, Adriana Frias, a meta nesta etapa de novembro é ultrapassar os 95% de animais imunizados. A primeira etapa, ocorrida em maio, envolveu 40.421 propriedades rurais com 1.045.667 de bovinos e búfalos. Foram imunizados 964.461 animais, em 35.380 estabelecimentos. “A vacinação é obrigatória e indispensável para manter o Estado de Sergipe livre da doença com vacinação, e o desafio é evoluirmos nosso status sanitário, num futuro próximo, para área livre da aftosa sem vacinação. Para isso precisamos vacinar, no mínimo 90% do rebanho, índice determinado pelo Ministério da Agricultura.”, reforça.

Com informações da Emdagro


Posts Relacionados

Notícias
Resultado 2ª Etapa Processo Seletivo para Supervisor
Notícias
Municípios do interior de Sergipe recebem ações do Senar Saúde
Notícias
Sealba AgroShow: Governo de Sergipe reafirma apoio ao show do agronegócio
Mais Notícias >

Este site utiliza tratativa baseada na Lei Geral de Proteção de Dados Lei nº 13.709/2018. Para saber mais, basta acessar nossa Política de Privacidade.