Bem-vindo ao SENAR SERGIPE
(79) 3211-3264 | (79) 3214-6817

O que você procura?



A produção da cana-de-açúcar é uma das principais atividades econômicas do município de Laranjeiras. Com objetivo de capacitar os jovens da região para o mercado de trabalho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe (Senar/SE) iniciou a primeira turma do curso de Aprendizagem Rural voltado para a cadeia da cana-de-açúcar.

O programa de Aprendizagem Rural tem uma carga horária de 960 horas sendo 480 em sala de aula e 480 de prática profissional. Os alunos terão aulas práticas e teóricas divididas em dois blocos básicos que é um reforço das disciplinas de português, matemática, informática, administração rural, entre outras, para aprimorar o conhecimento da sala de aula.  Os alunos também terão um módulo específico voltado para a cana-de-açúcar com 145 horas.

Curso terá duração de seis meses

O aluno Eduardo Félix, 18 anos, é um dos 23 jovens selecionados para realizar o curso. Ele está cursando o 2º ano do ensino médio. “Decidir fazer o curso porque é uma oportunidade de crescer na vida. Já tenho uma noção sobre a produção da cana-de-açúcar e a expectativa é ter experiências novas e entrar no mercado de trabalho. Já vou sair da escola com uma capacitação”.

O representante das empresas Varzinhas e Bela Vista, Gladston Rodrigues, destaca que o curso será uma oportunidade de gerar mão-de-obra qualificada para as empresas.

“O primeiro emprego é sempre importante para o desenvolvimento. São filhos de colaboradores que visam  uma oportunidade para que eles possam entender e conhecer a atividade. Além da oportunidade de não ficar preso ao sistema, que muitas vezes passa de pai para filho que é o corte. Eles entrarão para auxiliar e já com uma carreira”, afirmou Gladston.

Segundo o secretário municipal de Educação, Eraldo Silva Santos, a Prefeitura de Laranjeiras firmou uma parceria importante com o Senar/SE  criando oportunidades de trabalho para os jovens da região.

“Acho que essa parceria foi um presente que caiu do céu tanto para a educação como um todo, como para os jovens que são beneficiados com ela e isto traz um resultado muito positivo para eles, a escola e para a comunidade como um todo”, pontuou.

Secretário municipal de Educação

A Associação dos Plantadores de Cana de Sergipe (ASPLANA) também destacou a importância da capacitação para a região, que é uma grande produtora de cana-de-açúcar.

“Esses jovens aprendizes vão favorecer muito as fazendas porque vão agregar conhecimento aos futuros profissionais e trazer melhorias para os produtores agregando conhecimento e prática. Eles vão atuar na parte administrativa. Vai gerar um ganho de eficiência para os produtores”.

 

 


Posts Relacionados

Notícias
Criadores de camarão reduzem custos na produção após um ano de atendimento da ATeG
Notícias
Senar Jovem em Grãos fortalece a produção agrícola em Sergipe com a qualificação
Notícias
Sistema Faese/Senar qualifica mão de obra em Itaporanga D’Ajuda para operação de trator agrícola
Mais Notícias >

Este site utiliza tratativa baseada na Lei Geral de Proteção de Dados Lei nº 13.709/2018. Para saber mais, basta acessar nossa Política de Privacidade.