Bem-vindo ao SENAR SERGIPE

O que você procura?


Qualificar os jovens e produtores rurais foi o objetivo dos treinamos realizados no município de Arauá. Na manhã desta terça-feira, 9 , foram entregues os certificados do curso de fruticultura do Programa de Formação Inicial Profissional (FIP), curso de Operação e  manutenção de máquinas agrícolas e do Ciclo de palestras do Programa Cidadania Rural.

O gerente técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe (Senar/SE), Saymo Fontes, destacou a importância de qualificar os produtores e, principalmente, os jovens para que eles permaneçam no campo.

“O Senar/SE agradece a parceria da Prefeitura de Arauá. Que os cursos oferecidos pelo Senar/SE possam fortalecer a agricultura e economia do município. Realizamos o curso de fruticultura do FIP que qualificou 25 jovens e o treinamento de Manutenção de Máquinas Agrícolas que formou 15 produtores rurais”.

A ex-aluna do FIP, Adriana Lima de Souza, conta que o curso voltado para a fruticultura vai permitir ajudar o pai no campo. “O curso foi ótimo porque o meu pai tem roça e posso ajudar ele agora. Ele também pretende aumentar a produção e posso trabalhar como técnica dele. Aprendi muita coisa que pretendo aplicar na propriedade do meu pai”.

O trabalhador Anselmo Andrade de Jesus participou do curso de Manutenção e Operação de Máquinas Agrícolas. Ela afirma que o curso vai permitir uma inserção mais rápida no mercado de trabalho.

“O curso foi uma oportunidade de buscar capacitação porque para fazer um curso hoje com a renda do município é difícil. É uma capacitação para se qualificar e entrar no mercado. Gosto muito dessa área da agricultura e vou está ajudando o agricultor”, pontuou.

Parceria

O prefeito de Arauá, José Ranulfo dos Santos, agradeceu a parceria do Senar/SE. “Quero agradecer ao Senar por esta parceria com o município de Arauá, com os agricultores. Preocupados com o desenvolvimento da nossa citricultura. Essa parceria vem fortalecer a agricultura do município”.

O Secretário  de Agropecuária e Meio Ambiente de Arauá, Jonat Oliveira, também destacou a importância dos cursos realizados pelo Senar/SE no município. Ainda segundo Jonat, o objetivo é qualificar os jovens e produtores para fortalecer a atividade econômica do município.

“Através do FIP capacitamos 25 jovens para entrar no mercado de trabalho e ser uma oportunidade de emprego. Eles possuem um certificado que permite orientar os produtores com mais precisão, trabalhar com tecnologia e aumentar a produção, através da capacitação do Senar/SE. Outro curso importante foi o de operação de máquinas e implementos agrícolas, que é de suma importante você utilizar ao máximo a máquina. Também tivemos um ciclo de palestras com várias instituições do setor. A partir dessas palestras já surgiram outras demandas de cursos”.