Senar Sergipe leva conhecimento sobre o cultivo do camarão aos carcinicultores
Levar conhecimento é uma das missões da Assistência Técnica e Gerencial do Senar Sergipe (ATeG), que continua promovendo capacitações complementares para seus produtores. Desta vez, a ATeG promoveu uma palestra sobre a importância da nutrição e da qualidade da água no desempenho e saúde do camarão, voltada para todos os carcinicultores sergipanos.
A palestra, que reuniu cerca de 40 criadores de camarão, foi realizada nessa quinta-feira, 19, no auditório do Sistema Faese/Senar e ministrada pelo doutor em aquicultura pela Auburn University – Alabama Consultor Nutrane, Fernando Kubitza.
“O objetivo da palestra foi levar conhecimento acerca do cultivo produtivo, econômico e sustentável, através do cuidado com o ambiente e com a nutrição do animal. Uma vez que esses dois pontos: qualidade do ambiente e a nutrição do animal, são muito importantes para a questão de desempenho no cultivo e para a tolerância a patógenos”, explica o palestrante Fernando Kubitza.
Thiago Sobral, um dos produtores assistido pelo Senar, que participou da palestra, avaliou como positivo todos os conhecimentos adquiridos por meio da capacitação e afirmou que as novas técnicas e experiências adquiridas despertaram nele a curiosidade em buscar mais informações sobre o assunto.
“Essa palestra foi muito importante, muito proveitosa para todos os criadores de camarão, todo produtor que trabalha com engorda, com larvicultura, em qualquer área do camarão. Eu recomendo. O Senar está de parabéns com essas ações”, disse.
O técnico de campo do Senar, Sidney Sales, conta que a palestra foi importante para sanar as dúvidas de alguns produtores, mostrar a realidade de outras regiões e aprender como tornar a atividade mais eficiente.
“Os assuntos que foram abordados, com certeza, contemplou todas as áreas. Desde qualidade da água e manejo para aumento de alcalinidade. Falamos sobre a questão da fertilização, da importância da ração dentro do sistema. Então, acho que, no geral, a gente conseguiu abranger todo um conteúdo satisfatório para esse desenvolvimento. Além de ter dado dicas no sentido de observar os tipos de rações que estão sendo utilizadas, melhorar a questão da qualidade da água, fazer a fertilização, associar a fertilização à produção para diminuir o uso de ração”, disse.
A ATeG
A Assistência Técnica e Gerencial do Senar Sergipe (ATeG) é um serviço gratuito voltado para o produtor rural, que tem como foco elevar a renda, melhorar a produção e gestão rural de forma educativa. Para isso, o serviço funciona por meio de uma metodologia de assistência continuada com cinco etapas que duram 24 meses.
Produtores rurais, que tenham interesse em fazer parte da ATeG, podem se cadastrar até o dia 1º de dezembro. No total, estão sendo disponibilizadas 355 novas vagas para produtores da Avicultura, Agroindústria, Apicultura, Aquicultura, Bovinocultura de leite, Bovinocultura de corte e Suinocultura, em todo o território sergipano. O cadastramento pode ser realizado por meio dos links, de acordo com a cadeia produtiva da propriedade e pré-requisitos descritos:
Avicultura: 500 aves
Agroindústria: Regularização da Agroindústria
Apicultura: 5 colmeias povoadas
Aquicultura: Produção mínima de 500kg/ciclo
Bovinocultura de leite: Produção mínima de 70L/dia
Bovinocultura de corte: 20 Animais adultos
Suinocultura: mínimo 6 matrizes ou (para ciclo completo e unidade produtora de leitão) e/ou acima de 20 suínos terminados/mês (para unidade produtora de terminados)