Bem-vindo ao SENAR SERGIPE

O que você procura?


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe – Senar/SE realizou a segunda etapa do programa Senar Saúde nos povoados Miranda e Pedras, no município de Capela. Durante ação, os pacientes receberam diagnóstico e encaminhamento dos exames realizados.

 

No período de 17 a 20 de setembro, os povoados Miranda e Pedras receberam o programa Senar Saúde. Durante os quatro dias de ação, foram realizados 405 testes rápidos, 263 exames de PSA, 269 exames de citologia e 200 exames de mamografia.

 

A coordenadora do programa, Valéria Vilanova, destacou que mais de 700 pessoas foram atendidas durante ação e esta segunda etapa tem por objetivo entregar os resultados e realizar os encaminhamentos necessários.

 

“Este programa tem duas etapas, a primeira com a realização dos exames e palestras de sensibilização. Neste segundo momento, os pacientes retornam para receber o diagnóstico e encaminhamentos necessários”, explica.

 

O urologista André Yoichi explica que é muito importante a realização de uma consulta completa com o especialista, já que muitos pacientes, por conta das dificuldades financeiras ou distância, acabam tendo o seu primeiro contato com o especialista em ações como o Senar Saúde.

 

“Todo paciente que entra aqui eu questiono se alguma vez já foi avaliado por um especialista e a resposta, na maioria das vezes, é que não. Trazer um especialista para esses locais mais afastados é fundamental porque às vezes é o primeiro contato que ele tem com a especialidade. A gente recomenda uma avaliação geral que envolve questionário, o exame de PSA e quando necessário o exame de toque. Um conjunto de exames que a gente utiliza para avaliar o paciente”, enfatiza André Yoichi.

 

O paciente José oliveira, 71 anos, passou pela consulta com o urologista por causa de uma alteração no seu exame de PSA. Seu José lembra que não tinha o hábito de realizar os exames anualmente.

 

“Fiz o exame de toque há uns três anos. Não sabia que o exame de PSA tinha que fazer anual e o médico me explicou hoje. Não tenho câncer hoje, mas preciso me cuidar para não ter no futuro. Este programa foi ótimo. Nunca tivemos isso e foi uma facilidade porque tinha que levar os exames em Aracaju e com essa ação a gente pega o resultado aqui mesmo”, afirmou.

 

As mulheres realizaram os exames de citologia e mamografia

Durante ação, também foram entregues os exames de citologia e mamografia. A dona de casa Maria Valquíria dos Santos conta que facilitou a realização do exame de mamografia no povoado onde mora.

 

“Fiz os exames de mamografia e citologia. Gostei de fazer esses exames porque a mamografia é cara e fiz aqui onde moro. Esta já é a terceira vez que estou fazendo”, disse.

 

Senar Saúde

 

O Senar Saúde acontece em Sergipe desde 2017. Durante ação, são realizadas palestras de sensibilização e conscientização do câncer do colo do útero, mama, próstata, testes rápidos de sífilis, HIV, hepatite B e C, exames de citologia, PSA, mamografia e toque retal.

Siga o Sistema Faese/Senar no instagram @sistemafaesesenar