Bem-vindo ao SENAR SERGIPE
(79) 3211-3264 | (79) 3214-6817

O que você procura?



O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe – Senar/SE realizou a segunda etapa do programa Senar Saúde nos povoados Miranda e Pedras, no município de Capela. Durante ação, os pacientes receberam diagnóstico e encaminhamento dos exames realizados.

 

No período de 17 a 20 de setembro, os povoados Miranda e Pedras receberam o programa Senar Saúde. Durante os quatro dias de ação, foram realizados 405 testes rápidos, 263 exames de PSA, 269 exames de citologia e 200 exames de mamografia.

 

A coordenadora do programa, Valéria Vilanova, destacou que mais de 700 pessoas foram atendidas durante ação e esta segunda etapa tem por objetivo entregar os resultados e realizar os encaminhamentos necessários.

 

“Este programa tem duas etapas, a primeira com a realização dos exames e palestras de sensibilização. Neste segundo momento, os pacientes retornam para receber o diagnóstico e encaminhamentos necessários”, explica.

 

O urologista André Yoichi explica que é muito importante a realização de uma consulta completa com o especialista, já que muitos pacientes, por conta das dificuldades financeiras ou distância, acabam tendo o seu primeiro contato com o especialista em ações como o Senar Saúde.

 

“Todo paciente que entra aqui eu questiono se alguma vez já foi avaliado por um especialista e a resposta, na maioria das vezes, é que não. Trazer um especialista para esses locais mais afastados é fundamental porque às vezes é o primeiro contato que ele tem com a especialidade. A gente recomenda uma avaliação geral que envolve questionário, o exame de PSA e quando necessário o exame de toque. Um conjunto de exames que a gente utiliza para avaliar o paciente”, enfatiza André Yoichi.

 

O paciente José oliveira, 71 anos, passou pela consulta com o urologista por causa de uma alteração no seu exame de PSA. Seu José lembra que não tinha o hábito de realizar os exames anualmente.

 

“Fiz o exame de toque há uns três anos. Não sabia que o exame de PSA tinha que fazer anual e o médico me explicou hoje. Não tenho câncer hoje, mas preciso me cuidar para não ter no futuro. Este programa foi ótimo. Nunca tivemos isso e foi uma facilidade porque tinha que levar os exames em Aracaju e com essa ação a gente pega o resultado aqui mesmo”, afirmou.

 

As mulheres realizaram os exames de citologia e mamografia

Durante ação, também foram entregues os exames de citologia e mamografia. A dona de casa Maria Valquíria dos Santos conta que facilitou a realização do exame de mamografia no povoado onde mora.

 

“Fiz os exames de mamografia e citologia. Gostei de fazer esses exames porque a mamografia é cara e fiz aqui onde moro. Esta já é a terceira vez que estou fazendo”, disse.

 

Senar Saúde

 

O Senar Saúde acontece em Sergipe desde 2017. Durante ação, são realizadas palestras de sensibilização e conscientização do câncer do colo do útero, mama, próstata, testes rápidos de sífilis, HIV, hepatite B e C, exames de citologia, PSA, mamografia e toque retal.

Siga o Sistema Faese/Senar no instagram @sistemafaesesenar

 

 

 


Posts Relacionados

Notícias
Chuvas provocam impactos negativos e positivos no agro em Sergipe
Notícias
Platô de Neópolis tem nova turma de Aprendizagem Rural em Fruticultura
Notícias
Senar Sergipe abre inscrições para cadastro reserva de Técnico de Campo da ATeG
Mais Notícias >

Este site utiliza tratativa baseada na Lei Geral de Proteção de Dados Lei nº 13.709/2018. Para saber mais, basta acessar nossa Política de Privacidade.