Senar transforma a vida de jovens no campo
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Sergipe proporciona mudanças no campo por meio de programas e treinamentos. A técnica em agronegócio Eduarda Scarllete, 22 anos, é exemplo um desses exemplos.
A plataforma de educação a distância foi o primeiro contato de Eduarda com a instituição. Logo em seguida, em 2017, ela iniciou o curso presencial de Aprendizagem Profissional Rural com foco em fruticultura no município de Rio Real na Bahia. A ação é uma parceria do Senar Bahia e Senar Sergipe.
Essa capacitação possibilitou a inserção de Eduarda no mercado de trabalho. “Assim que encerrei o curso de Jovem Aprendiz, fui contratada como agente comunitária rural do programa Bahia Produtiva, que tem como foco a citricultura, na empresa Centro Ecológico do Litoral Norte.” conta.
Em 2018, Eduarda se inscreveu para o curso técnico em Agronegócio no polo de Tobias Barreto, distante 41 km da sua cidade, Rio Real. Ela concluiu o curso em dezembro de 2019 apresentando um projeto sobre citricultura.
“Decidi participar porque é uma área que me chama muito a atenção. Iniciei o curso por amor a minha área. Muita coisa que aprendi, compartilho nas oficinas, palestras, dia de campo para os produtores que atendo”, explica.
Aviário
Já no curso do Negócio Certo Rural, a jovem aprendeu ferramentas de gestão rural. Com a ajuda de sua mãe, ela construiu um aviário em sua residência.
“O Senar sempre deu todo suporte para quem quer aprender e vem contribuindo muito para a minha formação. Peguei tudo o que aprendi na teoria e coloquei na prática”, afirma Eduarda.