Sergipe completa 30 mil visitas às propriedades rurais e celebra o Dia do Produtor Rural Sergipano
No campo, o produtor rural sergipano é uma força essencial para a geração de emprego e renda, além de ser responsável por produzir os alimentos que chegam à mesa da população em todo o país e até mesmo fora dele. Seja na produção de milho, cana-de-açúcar, fruticultura, pecuária leiteira, feijão, batata-doce ou hortaliças, ele enfrenta desafios constantes como a necessidade de chuva na hora certa, a presença do sol adequado, pragas na lavoura e a correção do solo. Mesmo diante dessas dificuldades, o produtor rural sergipano não desiste.
O Sistema Faese/Senar tem sido um grande aliado dos produtores rurais em Sergipe. Através da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), já foram realizadas 30 mil visitas às propriedades rurais nas diversas cadeias produtivas. Somente em 2024, 2348 propriedades já foram atendidas pela ATeG. Nosso alcance chegou a 94% dos municípios, levando informação e conhecimento aos produtores do estado, não só com assistência técnica, mas também com curso de formação profissional rural, aprendizagem rural e ações que levam o bem estar ao campo. Em 2023, mais de 15 mil pessoas foram beneficiadas pelas nossas ações, e esse número já está próximo de ser superado em 2024.
“O nosso compromisso é com o desenvolvimento do produtor rural sergipano. Através da ATeG, temos conseguido levar assistência técnica de qualidade, que transforma a realidade das propriedades atendidas,” afirma Denio Augusto Leite, superintendente do Sistema Faese/Senar.
O gerente técnico Saymo Fontes destaca a importância da continuidade desse trabalho: “Estamos presentes em quase todos os municípios de Sergipe, e isso nos permite entender as necessidades específicas de cada região e oferecer soluções eficazes para os produtores.”
Além disso, a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe tem atuado incansavelmente na defesa dos produtores rurais. Seja na luta pela derrubada de vetos que prejudicam o agronegócio, na busca pela Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação ou na discussão de melhorias para o mercado da carne bovina em Sergipe, a Faese tem sido uma voz ativa e presente na defesa dos interesses dos produtores rurais do estado.
O conhecimento transforma vidas e no campo, o produtor agradece. Um exemplo disso é o Sr. Júlio, de Porto da Folha, produtor de leite. Ele foi atendido pela ATeG por dois anos e conseguiu realizar sonhos, como viajar de férias com toda a família. “Com o apoio da ATeG, aprendi a manejar melhor a minha produção e isso trouxe resultados financeiros que nunca imaginei. Pude realizar o sonho de levar minha família para uma viagem de férias. Quem disse que o produtor de leite não pode tirar férias?” relata emocionado o Sr. Júlio.
Neste 08 de agosto de 2024, Dia do Produtor Rural Sergipano, rendemos nossas homenagens a todos os produtores que, com dedicação e esforço, contribuem para o desenvolvimento do nosso estado. Parabéns pelo seu dia!