Bem-vindo ao SENAR SERGIPE

O que você procura?


A busca por novas tecnologias com objetivo de minimizar os problemas enfrentados pelo produtor rural é o objetivo do programa “Sertão Empreendedor”, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR. Em Sergipe, uma ação deste programa instalou uma unidade demonstrativa de palma forrageira no município de Nossa Senhora da Glória.

O semiárido brasileiro passa por inúmeras dificuldades de produção, impostas pela seca que assola a região nos últimos anos. A sobrevivência dos empreendimentos, bem como seu desenvolvimento demanda investimento, especialmente na área de gestão e de inovação tecnológica. Para auxiliar o sertanejo sergipano, o SENAR Sergipe desenvolve ações do “Programa Sertão Empreendedor: um novo tempo para o semiárido”. “Nosso objetivo é incentivar o crescimento dos negócios no semiárido, dando ao produtor sergipano o acesso ao que há de atual para solucionar problemas corriqueiros ou proporcionar o aumento da sua produção”, declara o Presidente do Sistema FAESE/ SENAR, Ivan Sobral.

O programa terá duração de quatro anos, divididos em duas etapas de dois anos. Em cada etapa, será formado um grupo, composto por 20 produtores de 7 municípios. Durante a primeira etapa, com produtores da cadeia leiteira, serão produzidas duas unidades de demonstração: palma forrageira em sistema adensado e barragem subterrânea. A Unidade demonstrativa tem efeito multiplicador para a tecnologia de adensamento, no qual as palmas são plantadas em fileiras simples ou duplas. A grande vantagem da utilização desta modalidade de plantio é a alta da produção de palma com menor investimento de trabalho humano.

A seleção para participação dos produtores nos grupos de trabalho do programa “Sertão Empreendedor” leva em consideração a assiduidade nos projetos de assistência técnica desenvolvidos pelo SENAR /SE, bem como a sua receptividade às sugestões apresentadas pelo corpo técnico. No entanto, os resultados dos processos apresentados no programa são públicos e o objetivo é que o maior número de produtores tenha acesso às informações.