Alunos da Aprendizagem Rural distribuem mudas em Rio Real
Os alunos da Aprendizagem Rural do município de Rio Real, Bahia, distribuíram mudas de frutas cultivadas ao longo do curso. Eles finalizaram o módulo específico e iniciarão a prática profissional nas empresas. O objetivo do curso é formar os jovens do meio rural para o mercado de trabalho.
A ação foi realizada na praça da cidade com a distribuição de mudas de melão, melancia, maracujá, pitanga, amora e limão. Segundo o instrutor do módulo de Fruticultura, Abelardo Máximo de Carvalho, a ação finaliza o módulo específico do curso.
“Durante os módulos, fomos desenvolvendo algumas práticas como o semeio, enxertia, produção de mudas adubação, calagem, correção do solo, estaquia, borbulhia, colheita e pós-colheita. Na metade do curso tivemos a ideia de terminar com a culminância de tudo que fizemos. Uma forma de apresentar a comunidade de Rio Real o que foi feito em sala de aula”, explica.
O alunos Weslei Vieira Oliveira destacou a importância do curso para a sua formação. “O curso foi extremamente importante porque somos filhos de agricultores. Aprendemos muita coisa sobre o citrus, que é o que tem na região, e hoje estamos disponibilizando mudas que fizemos ao longo do curso”.
Prática profissional
A carga horária do curso da Aprendizagem Rural é de 960 horas sendo 480 horas de aula do núcleo básico e específico e 480 horas da prática profissional na empresa. Na empresa, os alunos passarão por todos os setores acompanhados por um técnico.
A aluna Rosilane de Jesus dos Santos afirma que a expectativa é aplicar na empresa o conteúdo visto nas aulas teóricas e práticas. “A expectativa é passar todo o conhecimento que a gente teve durante esses meses junto com o Senar para a empresa. Mostrar a nossa capacidade e evolução que tivemos ao longo desse tempo. A expectativa é a melhor possível”.