Alunos da Aprendizagem Rural participam de aula prática sobre o solo
Os alunos da Aprendizagem Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe – Senar/SE participaram nesta sexta-feira, 26, da aula prática sobre análise do solo, adubação, pragas e doenças da cana-de-açúcar. O programa de Aprendizagem Rural tem por objetivo capacitar os jovens do campo para o ingresso no mercado de trabalho rural.
A carga horária do Programa de Aprendizagem Rural é de 960 horas sendo 480 em sala de aula e 480 de prática profissional. Nas aulas práticas, os alunos revisam todo o conteúdo teórico da sala de aula praticando. A instrutora Nair Regina explica que os conteúdos trabalhados foram análise do solo, pragas e doenças.
“O objetivo da aula prática foi trabalhar três assuntos importantes para o desenvolvimento da cultura que é a coleta e análise de solo para fazer a correção. A coleta de solo é para correção da deficiência nutricional e pH”, pontua Nair.
Outro tema discutido durante a aula foi pragas e doenças. Segundo Nair Regina, é importante observar a plantação para evitar a proliferação de pragas e realizar o controle.
“É importante sempre estar no campo observando, pois, algumas pragas são mais frequentes no canavial como a broca que é uma importante praga no estado, causada pelo inseto Diatrea saccharalis. que aparece na época chuvosa, que aqui no Nordeste vai iniciar agora. Então, a importância de estar sempre olhando porque se eu não tiver essa observação e identificar para ter o controle quando ela tiver o nível populacional reduzido, quando ela aumentar o nível populacional na minha área eu posso ter um índice de perda de 80% na minha produtividade final”, afirma Nair.
O aluno Clarckson Santos afirma que a aula trouce conhecimentos importantes sobre a cana-de-açúcar. “A aula prática de hoje traz um conhecimento mais técnico em relação a nossa região. Aqui a gente tem muito conhecimento do que são passado para nós. A parte técnica que a professora Nair trouxe para nós, traz a visão da cultura e o seu comportamento em relação ao solo que é disponibilizado nessa região em questão nutrientes, como a planta reage ao tipo de solo, adubação”.
O representante da Associação dos Plantadores de Cana de Sergipe (ASPLANA), Helber Rodrigues, destaca a importância dos alunos realizarem as aulas práticas. “Essa aula é importante porque eles vão ver como a teoria é realizada na prática, ver as dificuldades do campo, saber quais são as formas que podem ser executadas na prática, facilitando o entendimento de todos os alunos”.