Criadores de camarão melhoram produção com assistência técnica do Senar
Produtores rurais em Sergipe têm a oportunidade de aprimorar suas técnicas também na produção de camarão, por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A história de sucesso de alguns desses produtores destaca o impacto positivo dessa iniciativa na região.
Carlos Tadeu Rosa e seu filho Júnior, do município de São Cristóvão, são exemplos de como a ATeG do Senar tem transformado a realidade da produção de camarão. Antes enfrentando dificuldades e prejuízos, eles viram uma reviravolta em sua atividade após receberem orientações sobre manejo, alimentação e gestão do negócio. “A gente pensou em desistir, mas com o aprendizado e a assistência, conseguimos melhorar nossa produção e gestão financeira”, destaca Carlos Tadeu.
Outro caso de sucesso é o de Thiago Sobral, em Santo Amaro das Brotas, que também viu seus custos de produção reduzirem significativamente com a implementação de tecnologias e melhores práticas orientadas pela ATeG do Senar. “Conseguimos reduzir nossos gastos e aumentar a rentabilidade, o que impactou positivamente nossa economia familiar”, relata Thiago. Com o aumento do lucro, ele investiu em tecnologias na propriedade como a energia solar.
Oportunidade para outras produções:
O produtor interessado em receber essa assistência técnica e gerencial gratuita para alcançar melhores resultados em suas atividades, pode garantir o credenciamento. As inscrições estão abertas até 2 de maio para novos produtores, nas seguintes cadeias produtivas:
🐝Apicultura
🧀Agroindústria
🐓Avicultura
🐄Bovinocultura de Leite
🐂Bovinocultura de Corte
🐐Caprinocultura
🦐Carcinicultura
🥥Fruticultura
🥬Olericultura
🐑Ovinocultura
🐟Piscicultura
🪴Plantas Ornamentais
🌾Rizicultura
🐖Suinocultura
Para se inscrever na ATeG do Senar Sergipe e ter acesso a essa oportunidade de capacitação e melhoria na produção, os produtores devem preencher o formulário disponível no link (https://forms.gle/4NtCA2mKH2Rh2iPp6), de acordo com a cadeia produtiva de sua propriedade e os pré-requisitos estabelecidos.
Dúvidas e informações adicionais podem ser obtidas na Sala do Produtor Rural mais próxima, acessando os contatos com WhatsApp disponíveis em senarsergipe.org.br/sala-do-produtor-rural.
Com a dedicação dos produtores e o suporte técnico do Senar, a expectativa é que a produção de camarão e outras culturas em Sergipe continue a crescer e a se destacar no cenário nacional.