Bem-vindo ao SENAR SERGIPE
(79) 3211-3264 | (79) 3214-6817

O que você procura?



O Dia de Campo realizado pelo Sistema Faese/Senar, no último sábado (15), marcou o início da colheita do milho em Sergipe, um momento de troca de informações relevantes para que o produtor obtenha uma boa colheita. O grão representa 52% da produção agrícola de todo o estado, além de ter alto índice de produtividade. “O agronegócio impulsiona a economia do país, em Sergipe, não é diferente, sendo o milho o principal produto agrícola, nos voltamos a levar conhecimento aos produtores para que fortaleça ainda mais a cadeia produtiva”, reforça o presidente do Sistema Faese/Senar, Ivan Sobral.

O público participou de palestras interativas e dinâmicas com os instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Senar Sergipe. Além dos produtores rurais de diversas regiões do estado, os estudantes dos cursos técnicos e do programa Senar Jovem passaram pelas quatro estações, cada uma delas com um tema voltado à colheita do milho.

Foram discutidos os temas sobre umidade do grão e estimativa de produtividade, para saber o momento correto da colheita, sobre o armazenamento ideal e evitar pragas no pós-colheita, sobre segurança na operação e manutenção de colheitadeiras de milho, que interfere nas perdas caso não seja feita uma regulagem ideal, além da análise do mercado do milho, com informações inclusive sobre o mercado exterior que influencia diretamente no valor do grão.

Para o produtor Paulo Carrapicho, que trabalha há anos com o milho, as orientações dos profissionais agregam para uma colheita bem-sucedida. “Eu percebi aqui que alguns detalhes fazem toda a diferença, principalmente sobre as possíveis perdas que podem acontecer se a colheitadeira por exemplo não estiver bem regulada.”, revela satisfeito o produtor que abriu as portas da Fazenda Carrapicho para o Dia de Campo.

Nas rodovias da região do agreste sergipano, o trânsito de colheitadeiras já é comum, e deve se intensificar na segunda quinzena de outubro. “O município de Carira é o maior produtor do milho do estado e ficamos satisfeitos em receber o dia de campo”, conta o prefeito Diogo Machado, que também esteve no dia de Campo.

FPR | Operação e Manutenção de Colheitadeira

Por meio de um termo de cooperação, o município tem a Sala do Produtor Rural e o agente mobilizador Glebson Freitas reuniu tratoristas para realização do curso de Formação Profissional Rural (FPR) em Operação e Manutenção de Colheitadeira, que aconteceu na Fazenda Carrapicho, nos dias 14 e 15 de outubro. Alguns já fizeram curso de aperfeiçoamento com o Senar, voltado para tratores, mas nenhum ainda havia passado por um curso de colheitadeira e saíram satisfeitos com o aprendizado e devem levar para o campo o conhecimento.

Marcaram presença ainda do Dia de Campo, o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Haroldo Araújo Filho, o superintendente Executivo da SEDUC, Ricardo Santana, junto com a diretora regional de Educação 07, Elaine Silva, além do chefe da Assessoria de Planejamento da Secretaria da Agricultura do estado de Sergipe, Arlindo Neto. O assessor especial do gabinete da prefeitura de Carira,  Janailson Farias, também participou do evento, prestando todo o apoio para realização do evento.


Posts Relacionados

Notícias
Senar Sergipe leva informações e exames preventivos para o homem do campo em Carira
Notícias
Produzir+Senar: agentes de campo levam conhecimento ao pequeno produtor
Notícias
Sistema Faese/Senar realiza palestras e divulga Sealba Show na Exporingo
Mais Notícias >

Este site utiliza tratativa baseada na Lei Geral de Proteção de Dados Lei nº 13.709/2018. Para saber mais, basta acessar nossa Política de Privacidade.