Bem-vindo ao SENAR SERGIPE

O que você procura?


Conscientizar homens e mulheres do campo sobre o câncer de próstata e colo do útero é o objetivo do Programa Saúde no Campo. A ação aconteceu no povoado Monte Coelhos, município de Tobias Barreto. Foram realizados exames de PSA, citologia, sífilis, hepatite B e C e palestras de sensibilização para homens e mulheres.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe (Senar/SE) realizou a ação em três municípios no ano de 2018. Durante ação, são disponibilizadas 150 exames de PSA, 150 exames de citologia e 100 testes rápidos, além das palestras de sensibilização.

“Este é o terceiro município que recebe o programa Saúde no Campo. É uma ação muito importante porque muitas mulheres e homens do campo não realizam esses exames de forma regular e ir até eles facilita o acesso e contribui para a prevenção do câncer de próstata e colo do útero através dos exames que são disponibilizados”, explica a organizadora da ação, Valéria Vilanova.

Credenciamento dos homens

A secretária municipal de Saúde, Emanuele Hora, destacou a importância do evento para os produtores e suas famílias. “Uma ação muito importante, principalmente a ação voltada para os homens com o exame de PSA, que foi uma inovação. Nós ficamos surpresos com o número de homens que apareceram. Superou as nossas expectativas. Vamos dar continuidade ao tratamento, caso tenha alguma alteração”.

Secretária de Saúde de Tobias Barreto

A dona de casa Josefá Alves de Araújo realizou os exames e participou das palestras. Amei muito a ação. A palestra explica muita coisa sobre coisas que não sabemos”.

O produtor Manoel Pereira dos Santos também realizou exames. “Foi tudo ótimo e para mim melhor ainda realizar esses exames. É muito difícil ir para cidade para realizar esses exames”.

Homem atendido pela ação

Palestras

Durante a ação são realizadas palestras de sensibilização voltadas para a saúde do homem e da mulher. Segundo a enfermeira Karla Resende, a palestra é um momento para tirar dúvidas e conhecer mais sobre os sinais do câncer.

O novembro azul traz à tona dois câncer que acomete homens sendo o câncer de próstata o segundo câncer de próstata que mais mata no Brasil e o câncer de pênis pelas amputações. Nas palestras, estamos trazendo essas orientações, tratamentos e exames preventivos e assim preste atenção ao próprio corpo até para desmistificar alguns tabus.

Palestras de sensibilização