Bem-vindo ao SENAR SERGIPE
(79) 3211-3264 | (79) 3214-6817

O que você procura?



O serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SE) finalizou o primeiro grupo do Programa Sertão Empreendedor que aconteceu no período de 2016 a 2018. O programa levou assistência técnica e capacitações que impulsionaram a produção de leite de 140 produtores em sete municípios sergipanos. O programa é desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae/SE).

O programa atendeu produtores de leite nos municípios de Carira, Porto da Folha, Nossa da Glória, Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Tobias Barreto e Frei Paulo. Eles receberam visitas mensais de um técnico que orientou como gerenciar a propriedade e aumentar a produtividade. Os resultados foram apresentados durante reunião na última sexta-feira, 31, no auditório da Federação de Agricultura e Pecuária de Sergipe (FAESE).

Os produtores participaram de nove cursos de Formação Profissional Rural (FPR): manejo alimentar, manejo sanitário, reprodutivo, manejo de ordenha, reserva alimentar, plantio de palma adensada, criação de bezerra e novilhas escrituração zootécnica e reuso de água. Também participaram de duas oficinas do Sebrae/SE, Circuitos Agropecuários, Dia de Campo, Participação em circuitos agropecuários e missão no estado de Alagoas.

A coordenadora do Sertão Empreendedor do Sebrae/SE, Ângela Souza, avalia que os resultados do primeiro grupo do Programa Sertão Empreendedor foram positivos.

“O resultado mostra que houve um ganho significativo referente a produção e nos resultados financeiros que os produtores tiveram. Aliado a isso teve uma melhora social porque melhorou a vida dessas pessoas, o resultado financeiro também trouxe esses ganhos para que as família possam viver melhor. O ambiente da produção também melhorou já que muitas implementações foram feitas voltadas para a forragem e a disponibilização e cuidado com a água usada na propriedade”.

O técnico do Senar, Elmer Andrade Santos, trabalhou durante o programa nos municípios de Carira e Poço Redondo. Para o produtor, participar do programa foi gratificante.

“Você trabalhar com o produtor diretamente é gratificante. Uma coisa que você aprendeu e se formou e agora coloca em prática. É gratificante conseguir desenvolver o proprietário economicamente e socialmente como foi através desse programa”, pontou Elmer.

O técnico ainda enfatiza que fazer anotações ainda é a principal dificuldade do produtor rural e foi o maior desafio dos técnicos do programa Sertão Empreendedor porque os dados eram fundamentais para avaliar o trabalho.

“As anotações é o que mais dificuldade. Nós precisamos de dados. As anotações em todos os aspectos, tanto na questão de custos como produtiva. Não anotar quando a vaca pariu, entrou no cio. O produtor não tem o hábito de anotar o cotidiano deles. É uma das principais problemáticas para a gente”, explica.

Resultados

Os dados levantamentos apontaram que houve um ganho significativo referente à produção, resultados financeiros e melhoria na qualidade de vida. Os dados foram mensurados através de um software de gerenciamento, Sisateg, e o software Ambitec-Agro.

Segundo a supervisora do Sertão Empreendedor, Camila Xavier, os principais impactos nos municípios foram: bem estar animal, que reflete na produtividade, e segurança alimentar, que é a qualidade do leite produzido atendendo os níveis aceitáveis pela legislação da Contagem Bacteriana Total (CBT) e a Contagem de Células Somáticas (CCS).

“O programa também notou um forte impacto no ponto de vista ambiental nas propriedades assistidas. Embora, com o aumento da produção haja uma intensificação no consumo de água, o consumo foi mais racional do que antes. Para consumir um litro de leite, o consumo de água é menor”, destacou Camila.

Nova etapa

No mês de setembro, o Senar inicia as atividades com o ‘Grupo dois’ que atenderá os municípios de Aquidabã, Feira Nova, Itabi, Monte Alegre, Nossa Senhora de Lourdes, Graccho Cardoso e Nossa Senhora das Dores.


Posts Relacionados

Notícias
Chuvas provocam impactos negativos e positivos no agro em Sergipe
Notícias
Platô de Neópolis tem nova turma de Aprendizagem Rural em Fruticultura
Notícias
Senar Sergipe abre inscrições para cadastro reserva de Técnico de Campo da ATeG
Mais Notícias >

Este site utiliza tratativa baseada na Lei Geral de Proteção de Dados Lei nº 13.709/2018. Para saber mais, basta acessar nossa Política de Privacidade.