Bem-vindo ao SENAR SERGIPE

O que você procura?


Prevenir o homem e a mulher do campo contra câncer de próstata, colo do útero e mama é o principal objetivo do programa Senar Saúde. A ação aconteceu no município de Capela nos povoados Pedra e Miranda no período de 17 a 20 de outubro.

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe – Senar/SE levou pela primeira vez o exame de mamografia. Nos quatro dias de ação, foram realizadas 200 mamografias. A dona de casa Maria da Guia foi uma das beneficiadas com o exame.

 

“Fiz esse exame a 13 anos porque não gosto de fazer exame. Foi uma oportunidade grande fazer este exame. Quando fiquei sabendo vim logo”, afirmou dona Maria.

A enfermeira Carla Rezende explica que o exame é importante para prevenir o câncer de mama, por isso deve ser realizada com regularidade, principalmente para quem tem histórico familiar.

 

“A mamografia é um exame de imagem, um recurso excelente porque além do toque clínico, a gente tem uma visão interna. Mulheres a partir de 45 anos tendo casos de câncer da família podem realizar a mamografia, antes disso o exame indicado é a ultrassom mamária. As mulheres sem histórico na família podem realizar a partir dos 50 anos para acompanhar como a mama está por dentro”, pontou.

 

Saúde do homem

 

Durante as palestras de sensibilização, os homens foram orientados sobre os cuidados com a higiene e como prevenir o câncer de próstata. O produtor José Henrique dos Santos Nascimento também participou das ações.

 

“Achei uma ação muito boa. Fiz todos os testes e o exame de PSA pela primeira vez. Foi uma ação muito boa”, afirmou José Henrique.