Senar realiza primeira turma de Aprendizagem voltada para a avicultura
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe – Senar/SE iniciou a primeira turma de Aprendizagem Rural voltada para a cadeia da avicultura na manhã desta segunda-feira, 3, no auditório da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe – Faese. O curso será realizado durante quase um ano com carga horária de 960 horas.
O coordenador de Formação Profissional Rural (FPR), Gladson Silva, destaca que o curso terá 14 módulos com conteúdo básico e específico passando por toda cadeia da avicultura, desde o setor administrativo ao campo.
“O programa de Aprendizagem vem de uma demanda do Governo Federal da Lei da Aprendizagem. Estamos realizando a primeira turma de avicultura com carga horária de 960 horas que serão desenvolvidas durante onze meses e meio. Além das aulas teóricas, teremos saídas de campo e a prática profissional na empresa”, explica.
O representante da empresa Asa Branca, Ramessés Santos Silva, conta que a expectativa é formar mão de obra qualificada para as empresas de avicultura. “A Asa Branca sempre respeitou a cota de Jovem Aprendiz e tinha parceria com outras instituições e pela primeira vez está sendo com o Senar, que conheci através de cursos online. Estamos com grandes expectativas pela duração, dinâmica e aulas práticas do curso”.
O representante da Granja Pitanga, Gean Santos da Cruz, também destacou a importância da qualificação dos jovens que podem ser contratados pelas empresas após o curso.
“O mercado de trabalho quer pessoas qualificadas, então as empresas estão com este intuito de sempre contratar pessoas com qualificação. É muito importante que o Senar abra este leque de aprendizado dentro deste programa e traga jovens qualificados para a empresa”, afirma.
Programa
O Programa de Aprendizagem Rural tem por objetivo atender à Lei de Aprendizagem 10.097/00, que prevê que todas as empresas de médio e grande porte estão obrigadas a contratar com carteira assinada adolescentes e jovens de acordo com o percentual exigido na empresa. O treinamento é composto por três etapas: núcleo básico, núcleo específico e prática profissional. Os alunos recebem uma bolsa de meio salário mínimo.