Senar Sergipe leva ações de saúde preventiva aos produtores rurais em Indiaroba
Na manhã desta sexta-feira (23), foi realizado o primeiro Senar Saúde de 2024, no povoado Colônia Sergipe, município de Indiaroba. Na Unidade Móvel do Senar foram realizados os exames de citologia para as mulheres. O programa levou ainda o exame de PSA para os homens e uma conversa da enfermeira Paula Regina com o público atraiu a atenção de todos com informações sobre saúde preventiva de forma dinâmica. Mais de 150 pessoas participaram da ação.
“Falar a linguagem que o público entenda e de forma interativa, conversando sobre como prevenir doenças como o câncer de colo do útero, de mama, de próstata e de pênis, informação que muitas vezes não foi levada para quem trabalha no campo”, explica a enfermeira.
A ação aconteceu em parceria com a Sala do Produtor Rural e a prefeitura do município. A Unidade Básica de Saúde do povoado estava aferindo a pressão arterial e realizando os testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C.
Para Maria do Desterro, que produz macaxeira, quiabo e outras culturas, essa foi uma oportunidade de aprender ainda mais. “Aqui aprendemos e ainda aproveitei para fazer os exames preventivos, porque para trabalhar bem, é preciso cuidar da saúde”, relata satisfeita.
Para o presidente do Sindicato Rural de Indiaroba, Joaci Vilanova a ação reforça a parceria com o município, com o objetivo de levar a saúde para todos que estão no campo, produzindo o alimento. “Essa é apenas uma parte do que é realizado pelo Sistema Faese/Senar e aqui em Indiaroba, com a parceria do Sindicato dos Produtores Rurais e Sala do Produtor Rural o Senar chega com diversos cursos de qualificação e assistência técnica e gerencial nas propriedades”, enalteceu.
Saúde no Campo
O Senar Sergipe vai realizar pelo menos mais 15 ações do Senar Saúde, no interior de Sergipe, nos municípios onde tem Sala do produtor Rural, além do Senar Saúde, outras ações como um programa de Saúde Bucal, que facilita a realização de exames no Sest/Senat de Itabaiana, que consiste no pagamento do tratamento bucal para produtores atendidos pelo Senar.