Senar Sergipe participa do Seminário Nordestino de Pecuária
O presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SE), Ivan Sobral, está participando do Seminário Nordestino de Pecuária (PECNORDESTE), que acontece no Ceará até o próximo sábado, 7, no Ceará. O tema do evento é “Gestão e mercado: o caminho para o fortalecimento da pecuária nordestina.
O PECNORDESTE tem o objetivo de reunir em um só espaço uma ampla programação técnico-científica de capacitação, envolvendo nove segmentos da cadeia produtiva do agronegócio, através da realização de palestras, oficinas, seminários, mesas redondas e painéis, com a participação dos segmentos da Apicultura, da Aquicultura e Pesca, da Avicultura, da Bovinocultura de Leite, da Caprinovinocultura, da Equinocultura e da Suinocultura.
O presidente do Senar Sergipe, Ivan Sobral, destaca que o PECNORDESTE é um dos maiores e mais importantes eventos do agronegócio na região Nordeste trazendo temas importantes para o setor.
“O PECNORDESTE chega a 22ª edição levando conhecimento e difundindo o empreendedorismo e técnicas para sustentabilidade das propriedades rurais. O formato multidisciplinar permite trazer produtores de todas as cadeias produtivas, diferente do formato que desenvolvemos em Sergipe, através do circuito agropecuário, onde levamos eventos as diversas regiões do estado focando na vocação produtiva daquela região”, enfatiza Ivan.
A programação inclui visita à Feira de Produtos e Serviços Agropecuários, salão de tecnologias agropecuárias e exposição de animais adaptados ao semiárido: bovinos, caprinos, ovinos, suínos, equinos e aves.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Flávio Saboya, afirma que a expectativa é receber mais de 35 mil visitantes pela importância do PECNORDESTE.
“É o maior evento de pecuária do Nordeste e a Federação faz um grande esforço para realizar este evento que tem como principal finalidade contribuir para o desenvolvimento sustentável do agronegócio da pecuária regional, estimulando a difusão de novos conhecimentos e a geração de negócios”, explica.
Cooperação Banco do Brasil
O superintendente do Senar Sergipe, Denio Leite, participou durante o PECNORDESTE da assinatura do termo de cooperação técnica entre a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), Banco do Brasil e o Senar. O objetivo é disciplinar as ações integradas a fim de expandir e melhor qualificar o atendimento aos produtores rurais, por meio de acesso ao crédito, a assistência técnica e ao acompanhamento de seus empreendimentos.
Projeto Forrageiras
O PECNORDESTE também está expondo iniciativas do Projeto Forrageiras para o Semiárido – Pecuária Sustentável, desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Uma das novidades é o aplicativo Orçamento Forrageiro, que auxilia o produtor na gestão do recurso forrageiro disponível na propriedade. O APP será apresentado aos visitantes no espaço chamado showroom, no estande do projeto e durante oficinas na arena.