Senar Sergipe realiza dia de campo remoto sobre manejo sanitário e produção de lácteos
Os produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial participaram durante o mês de maio dos dias de campo sobre manejo sanitário e boas práticas na fabricação de produtos lácteos. O objetivo é levar conhecimento para que o produtor possa melhorar a sua produção.
No dia de campo sobre manejo sanitário, foi discutida a importância da prevenção e de seguir um calendário de vacinação do rebanho. O médico veterinário, Artemísio, Alves, conduziu o dia de campo de forma remota e destacou a importância do tema para os produtores.
“A importância do manejo sanitário é sempre de enfatizar a parte da prevenção porque os produtores não faziam porque por falta de orientação e a assistência técnica entra, principalmente, com essas orientações sobre manejos reprodutivo, sanitário, nutricional e instalações. Se conseguir alinhar todos esses manejos, a gente consegue fazer com que a produção cresça por si só. Uma vaca sem infestação de verme consegue converter melhor o que ela come e absorve melhor os minerais”, afirmou Artemisio.
A principal dúvida dos produtores que participaram do dia de campo foi sobre a vacinação da brucelose que só pode ser aplicada por veterinário cadastrado. “Essa vacina tem alto poder zoonótico. A brucelose é uma doença debilitante e a pessoa fica acamada, por isso somente veterinários podem aplicar”, afirma Artemísio.
Produção de lácteos
O Senar Sergipe também realizou dia de campo sobre boas práticas na fabricação de produtos lácteos para os produtores atendidos na cadeia da agroindústria. O instrutor e zootecnista, Marcos Felipe, destacou a importância do dia de campo.
“Os dias de campo são importantes por proporcionar melhorias nas técnicas e hábitos de produção proporcionando que chegue assim, tanto para eles como para os consumidores, produtos de melhor qualidade que podem gerar ganhos financeiros para eles porque vão trabalhar com qualidade sanitária melhor. Um dia de campo sobre este tema proporciona melhorias nos eu local de trabalho”, afirma Marcos.