Senar Sergipe realiza Dia de Campo sobre manejo de bezerras
Nesta quarta-feira, 10, os produtores de leite do município de Itabi participaram do Dia de Campo sobre manejo de bezerras. O evento realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe – Senar/SE tem por objetivo promover a troca de experiências entre os produtores.
O instrutor Rafael Mesquita destaca a importância desse tema para os produtores que são atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG.
“A importância do manejo de bezerras é fazer com que ela chegue na fase adulta com qualidade porque quando você não faz o trato necessário para essas bezerras quando chegar na fase adulta e começar a produzir leite, ela não terá uma alta produção para que venha manter a produção de leite e a receita da propriedade. Este manejo adequado com a cura do umbigo para que não ocorra infecção, dando o colostro de qualidade para crescer saudável vai contribuir para que na fase adulta ela tenha uma maior produtividade”, explica Rafael.
O produtor Murilo Rezende Santana afirma que o dia de campo esclareceu dúvidas sobre o manejo correto das bezerras. “O dia de campo de hoje nos trouxe muito conhecimento e tirou várias dúvidas. Estamos sofrendo aqui com anemia de bezerras e o técnico nos auxiliou melhor e aprendemos mais sobre a nutrição animal desde o nascimento até a fase adulta para ter uma maior produtividade e agora vamos levar para prática para ter um rendimento melhor”.
O produtor de leite João Francisco está há um ano recebendo assistência técnica e gerencial do Senar e disse que o programa mudou a sua realidade. João Francisco também destacou a importância dos dias de campo.
“Desde novo trabalho com leite, mas não tinha esse conhecimento como tenho agora com o técnico anotando. Não anotava nada. A produção de leite era menor. Essas reuniões são importantes para aprender mais e tirar dúvidas. O nosso principal problema aqui é com a anemia em bezerros e hoje conseguimos tirar algumas dúvidas”, afirma João.