Bem-vindo ao SENAR SERGIPE
(79) 3211-3264 | (79) 3214-6817

O que você procura?



Nesta quarta-feira, 24, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe –Senar/SE realizou o curso de segurança na aplicação de agrotóxicos no município de Laranjeiras. O objetivo foi orientar os trabalhadores (as) sobre o manuseio correto do agrotóxico de acordo com a NR 31 para evitar danos à saúde e ao meio ambiente.

 

A instrutora Nair Regina Brandão dos Santos afirma que o uso correto do equipamento de segurança individual – EPI é fundamental para preservar a saúde do trabalho (a) rural, um dos temas abordados durante o curso.

 

 

“Essa turma trabalha diretamente com herbicida, usado para controle de plantas daninhas, e o produto que eles trabalham é da faixa da classificação altamente tóxica que é a vermelha. Essa capacitação é importante para eles verem a importância de usar e retirar os EPIs corretamente e os riscos que eles estão correndo. Às vezes eles usam os EPIs de forma correta, mas na hora da retirada tem um índice de contaminação”, afirma a instrutora.

Ainda segundo a engenheira agrônoma Nair Regina, os trabalhadores (as) também precisam ter cuidado no manuseio e na lavagem dos equipamentos. “As meninas da lavagem também devem usar os EPIS porque as roupas que elas estão lavando estão contaminadas com essas substâncias”, reforça Nair.

 

 

O trabalhador rural Marcos Alan dos Santos destaca a importância do curso. “Aprendi muito com este curso sobre como usar o EPI adequadamente e também sobre os primeiros socorros, caso aconteça algo no campo. O curso foi muito proveitoso”.

 

A aluna Silvana de Jesus Santos é filha de produtores rurais e está fazendo o curso para adquirir mais conhecimento. “Foi um curso muito proveitoso e tenho interesse em fazer outros cursos nesta área rural. Não sabia dos efeitos dos agrotóxicos quando não usamos os EPIS de forma adequada”.

 


Posts Relacionados

Notícias
Quer levar as ações do Senar para o seu município?
Notícias
Senar Sergipe realiza ciclo de reuniões com secretarias municipais de agricultura para parceria na realização de ações
Notícias
Sistema Faese/Senar assina termo de cooperação com a Prefeitura de Itabaiana.
Mais Notícias >