Treinamento em operação de tratores, controle de pragas agrícolas e manejo sanitário marcam a semana no Senar
Os cursos de Formação Profissional Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar Sergipe, foram realizados esta semana em quatro municípios sergipanos, as aulas teóricas tiveram início na segunda-feira (14) e terminaram com aulas práticas nesta sexta-feira (18).
Em Gararu, Umbaúba e Santana do São Francisco, foi realizado o Treinamento de Operação e Manutenção de Tratores e Implementos Agrícolas, pelos instrutores Sérgio Filipin, Nathan de Oliveira e Ana Maria, respectivamente, já no município de Boquim, foram apresentadas soluções sobre o Controle alternativo de pragas e doenças na agricultura, pelo engenheiro agrônomo e técnico em agronegócio, Eugênio Santos. O manejo sustentável foi apresentado ao grupo de produtores rurais no município de Boquim. “O nosso objetivo é tornar a empresa rural com maior produtividade e isso inclui a redução de custos de produção”, explicou o instrutor. Uma alternativa
apresentada no curso foi o uso de bioinseticidas caseiras, durante a aula foi informado, como fazer, como aplicar e os cuidados.
Assistência Técnica e Gerencial
Além dos cursos, os técnicos de campo estiveram realizando as ações da Assistência Técnica e Gerencial, nos municípios sergipanos. No sertão de Sergipe, em Poço Redondo, a equipe acompanhou a evolução do produtor Evânio, que aumentou a área de cocho individual e sombreamento, uma das recomendações mais discutidas pelo técnico. Durante a visita foram vacinadas as bezerras contra brucelose (03 a 08 meses).
Em outra propriedade no assentamento Jacaré Curituba, ainda em Poço Redondo, o produtor Pedro Araújo está melhorando a estrutura do curral, com calçando e aumentando a área de sombreamento, com a divisão de lotes no rebanho.
Na fruticultura, no município de Neópolis, a Fazenda GPE também é assistida pelo Senar.
Sealba AgroShow
Durante essa semana, aconteceu ainda a desmontagem da estrutura do primeiro Sealba AgroShow, realizado entre os dias 10 e 12 de fevereiro, no Parque Cunha Menezes em Itabaiana. Os resultados superaram as expectativas e movimentou mais de 60 milhões de reais em negócios, com a presença de mais de 100 marcas expositoras e um público de mais de 20 mil visitantes nos três dias de evento.
Durante a visita do presidente do Banco do Nordeste, José Gomes da Costa, em Sergipe, acompanhado do superintendente do BNB, César Santana, o presidente do Sistema Faese/Senar, Ivan Sobral, foi elogiado pela realização do Sealba AgroShow. “O BNB é um grande parceiro do agronegócio, dentre as ações de desenvolvimento muito contribuiu com a realização do Sealba Agroshow”, reforça.