Turmas do Senar Jovem de Fruticultura e Gado de Corte aprendem na prática em fazendas
O aprendizado na prática é uma das premissas no Senar e não é diferente para o programa Senar Jovem, as novas turmas de Fruticultura e Bovinocultura de Corte realizaram as primeiras aulas práticas do curso, no último sábado (14).
O programa Senar Jovem foi criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe – Senar/SE com o objetivo de qualificar os jovens e adultos com idade de 16 a 30 anos. As aulas teóricas acontecem de forma online, duas vezes por semana e as atividades práticas presenciais em fazendas, aos sábados. Com o Senar Jovem, o profissional poderá atuar como empreendedor na sua propriedade, ou gestor de outras fazendas.
Em Nossa Senhora das Dores, os alunos da Bovinocultura de Corte, visitaram a Fazenda Japaratuba I, onde aprenderam na prática sobre setorização de fazendas, estratégia comercial, flexibilidade dos sistemas de produção de diferentes animais, com suplementação a pasto. A aula teve muita interação dos alunos que perguntaram tudo, como sugerido pelo tutor do Senar e engenheiro agrônomo Hermínio Menezes. “A turma é muito envolvida no aprendizado, eles realizaram muitas perguntas assertivas durante a visita nesta fazenda, que é referência na venda de garrotes no Nordeste. Além disso, conheceram de perto a história de vida do proprietário Edson Prata, que além de empresário do ramo de veículos, apostou no agronegócio”, explicou o tutor do módulo Bovinocultura de Corte I.
A fazenda tem desde a vaca, o garrote até mesmo o boi gordo em semiconfinamento. A coordenadora pedagógica do Senar Sergipe, Carla Aparecida e o supervisor da gerência técnica Antônio Lemos conferiram de perto a aula no pasto. “As aulas práticas são sempre muito esperadas pelos alunos e cumprem a missão do Senar, que é aprender a fazer fazendo”, ressalta a coordenadora pedagógica.
Já em Umbaúba, os alunos de fruticultura visitaram a propriedade de Thiago Neyla e por lá a participação também foi relevante, a turma é formada por jovens, desde estudantes de ensino médio, a graduados. Como por exemplo, o engenheiro civil Dominique Cardoso, que recebeu terras de herança e hoje busca o conhecimento para aplicar nas propriedades.
Segundo a tutora e engenheira agrônoma Monalisa Costa, durante a semana, nas aulas online, eles aprenderam sobre morfologia das plantas e na aula prática conferiram de perto os tipos de folhas, abriram os frutos e conheceram cada parte, desde a semente, caules e vasos condutores.
As turmas do Senar Jovem começaram em março e têm duração de nove meses, as outras turmas são de Máquinas e Implementos Agrícolas, Administração Rural, Bovinocultura de Leite e Grãos.