Bem-vindo ao SENAR SERGIPE

O que você procura?


Levar qualificação profissional aos jovens do campo é o objetivo do Programa de Formação Inicial Profissional Rural (FIP) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Sergipe (Senar-SE). Buscando atender as demandas do município de Lagarto, será lançada uma turma do curso profissionalizante em equinocultura em Lagarto.

O curso é fruto do termo de cooperação firmado entre a Secretaria de Estado da Educação (SEED) e o Senar-SE no exercício de 2017. Já foram atendidos pelos cursos profissionalizantes os municípios de Neópolis, Amparo do São Francisco  e Aquidabã.

O gerente técnico do Senar Sergipe, Jorge Cabral, afirma que os cursos têm o objetivo de despertar ainda mais o interesse do aluno pelos assuntos relacionados aos aspectos das cadeias produtivas dos municípios escolhidos.

“A partir dessas formações, eles poderão entender e despertar ainda mais o interesse por assuntos relacionados aos seus municípios de maneira que venham melhorar os negócios rurais de suas famílias. Eles também poderão criar seu próprio empreendimento ou empreender em atividades de terceiros, gerando para eles a possibilidade de maior autonomia e independência financeira, ao mesmo tempo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas de cada município”, pontuou.

Turmas

A previsão das turmas do FIP é para 2018.2. A coordenadora do Serviço de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Maria Aparecida dos Santos, ressalta que a parceria entre a SEED e o Senar é importante, pois através dos cursos os alunos têm a oportunidade de inserção no mercado de trabalho sem sair do município.

“Esta parceria é muito importante porque é um público que já tem uma idade avançada que o tempo certo não estudou e hoje retornou à escola, mas que já vão para o mercado de trabalho. Então, se ele consegue terminar o curso de EJA e esse curso profissionalizante vai ser muito mais fácil para que possam entrar no mercado de trabalho”, afirma.