Cursos técnicos ofertados pelo Senar qualificam mão de obra e geram oportunidades
Filho de produtora rural e engenheiro ambiental, Matheus Albuquerque resolveu buscar a capacitação no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SE) para alavancar a produtividade e gerenciar a propriedade da família, além disso, ele viu na profissionalização, a oportunidade de agregar valor ao serviço prestado aos produtores rurais. Uma forma de se manter do mercado de trabalho, com qualificação profissional.
O curso Técnico em Agronegócio foi o escolhido pelo jovem. Com duração de 2 anos, ele conta que o aprendizado foi além das expectativas, principalmente com as aulas práticas. “Verificar de perto a rotina de uma fazenda, aprender com quem está na ponta, foi uma extensão ainda maior que a da própria faculdade, através das visitas”, conta satisfeito. Além disso, ele passou de aluno, para ser tutor do Senar.
Este curso é organizado pelo Senar e habilita profissionais na execução das ações de gestão e de operação das cadeias produtivas do agronegócio, de acordo com as boas práticas agrícolas, normas técnicas e legislações. Além do Agronegócio, outros cursos técnicos estão sendo ofertados em 2022, como Fruticultura e a grande novidade que é Zootecnia.
Inscrições abertas
Os interessados em se candidatar precisam ter concluído o ensino médio e podem se inscrever até o dia 24 de janeiro de 2022 pelo site etec.senar.org.br. Os produtores rurais e familiares, além de colaboradores do meio rural têm prioridade nas vagas.
Em Sergipe, ao todo são ofertadas 125 vagas, sendo 25 em cada município, distribuídas nos Polos de Porto da Folha e Itaporanga D’Ajuda, onde acontecerá o curso inédito de Zootecnia, nos Polos de Carira e Tobias Barreto, o curso de Agronegócio e no Polo Indiaroba, acontece o curso técnico em Fruticultura. Os três cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação.
Os editais de cada cursos estão disponibilizados neste link.