Instrutores e técnicos de campo serão premiados no Concurso de vídeos educativos do Senar
As inscrições da etapa regional devem ser feitas até 20 de agosto.
O Senar Nacional está com inscrições abertas para o 4º Concurso de Vídeos Educativos. A iniciativa vai premiar 10 instrutores e técnicos de campo de todo o Brasil engajados na produção de vídeos, com o objetivo de incentivar a disseminação do conhecimento ao público rural.
Sergipe faz a etapa regional e o prazo para envio dos materiais dos instrutores de Sergipe vai até dia 20 de agosto.
Os instrutores do Senar Sergipe devem enviar seus vídeos, com duração entre 5 e 10 minutos, em formato mp4 e na horizontal, para o e-mail ategsenarse@gmail.com. Também devem ser encaminhados o formulário de inscrição do instrutor e/ou do técnico de campo conforme formato descrito no edital e o Termo de Autorização de Uso de Nome, Imagem e Voz.
O Senar Sergipe vai selecionar 10 vídeos para concorrer ao prêmio nacional. Os vencedores do concurso serão premiados com notebooks, sendo quatro para instrutores de cursos de Formação Profissional Rural (FPR), três para a área de Promoção Social (PS) e três para os técnicos de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).
Os vídeos premiados também vão compor a Coleção SENAR de Vídeos e o aplicativo Estante Virtual da Coleção SENAR.
Critérios de avaliação
No vídeo, que deve ter no mínimo 5 e no máximo 10 minutos, os instrutores e técnicos de campo devem promover uma reflexão e/ou proposta de intervenção/resolução, ou práticas de orientações técnicas e gerenciais sobre as temáticas de grande importância para o agro.
Na área de Formação Profissional Rural (FPR), os temas sugeridos são sistemas de produção agropecuários (com foco em inovação e sustentabilidade); bem-estar animal; meio ambiente e produção vegetal. Em Promoção Social, os assuntos são saúde preventiva; alimentação e nutrição; organização comunitária e inclusão digital. Para Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), os profissionais podem abordar qualidade de vida; meio ambiente; geração de renda e redução de custos e aumento da produção.
A avaliação dos materiais recebidos vai considerar aspectos como postura didática e técnica; conteúdo educativo com caráter propositivo; qualidade das imagens e de áudio; criatividade e originalidade; pertinência do tema; contextualização das informações; e inserção de gráficos, imagens, ilustrações ou mapas mentais.