Bem-vindo ao SENAR SERGIPE

O que você procura?


Uma ação de cidadania, com foco em informação e prevenção. O Saúde no Campo, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/SE, reuniu grande público no Povoado Nova Descoberta, em Itaporanga, na manhã de hoje (7).

O objetivo do Programa é estimular o cuidado com a saúde entre residentes na zona rural de Sergipe, através da realização de exames de citologia, PSA, Exame do toque retal e testes rápidos (Sífilis, HIV, HEPATITE B e C), além de palestras de sensibilização e conscientização para cuidados preventivos. Para Amanda Rosa Santos, biomédica, o Saúde no Campo proporciona o acesso da população aos serviços de saúde. “Muitas vezes, em povoados no interior, as pessoas têm dificuldade em chegar aos postos de saúde”, comenta. José Renato Pereira David, ilustra essa situação. “Eu moro em uma localidade de difícil acesso. Quando eu fiz o exame pela primeira vez, precisei ir na sede de Itaporanga, que fica quase 30km da minha casa, declara. “Eu tive que ir para Aracaju. Está sendo muito bom poder fazer o exame aqui, perto do Povoado onde moro”, complementa o senhor José da Silva.

Para muitos, no entanto, a realização do Saúde no Campo no Povoado Nova Descoberta permitiu um cuidado completamente novo. “A gente sabe que é importante. Mas, eu nunca tinha feito o exame de próstata (PSA). Quando eu soube que ia ter aqui no Povoado, eu me interessei e vim”, conta José Jailson, satisfeito com o atendimento. Entre o público, famílias inteiras se revezavam nas salas em que aconteciam as palestras, exames e consultas. “Aqui tem os colegas que incentivam, a própria família vem junto e todo mundo cuida da saúde”, declara Simone, que contou com a companhia do marido e de amigos.

A mobilização do Povoado foi feita por agentes de saúde da Prefeitura, parceira do SENAR/SE na realização deste programa, que acontece, pela segunda vez, no município. “Tivemos que dividir a ação em dois espaços por conta do grande público desta ação de cidadania. Queria que o SENAR/SE ficasse com o caminhão de exames sempre aqui em Itaporanga”, declara, satisfeito, o Prefeito da cidade, Otávio Sobral. O Presidente do Sistema FAESE/SENAR, Ivan Sobral, reconhece a importância da parceria com a Prefeitura. “Ao longo de todo o mês, eles divulgaram a nossa iniciativa, acolheram nosso Programa e nos ajudaram a executar uma ação que permitiu que famílias inteiras pudessem desfrutar do que viemos oferecer. É fundamental que os trabalhadores e produtores rurais, especialmente os pequenos, sejam efetivamente alcançados por essas ações sociais. O SENAR/SE foi o responsável pela realização dos exames e Prefeitura dará o acompanhamento que se fizer necessário a partir dos diagnósticos. Essa ação não acaba aqui e terá grande importância na vida desta comunidade ”, pondera.

A Unidade Móvel do SENAR/SE segue para Indiaroba, onde a próxima edição do Programa acontece no dia 24 de novembro. Para a equipe do SENAR/SE, a satisfação de uma ação de sucesso é o reconhecimento da importância deste trabalho. “É nítida a carência de informação e orientação do nosso público alvo, que são os produtores e trabalhadores rurais, quanto à prevenção. Isso foi um dos motivos que nos levou a executar o programa. Com o Saúde no Campo, estamos ofertando para eles uma maior qualidade de vida”, declara a coordenadora do programa, Valéria Vilanova.