Profissionais das ciências agrárias participam de treinamento da ATeG 2024
Os candidatos para seleção às vagas de técnico de campo do Senar já estão aptos para atender os novos grupos de produtores rurais das mais diversas cadeias produtivas, que serão atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) a partir de 2024. Durante a última semana, cerca de 40 profissionais das ciências agrárias participaram de uma imersão no conhecimento por meio do Treinamento Metodológico da ATeG, ministrado pelo instrutor master Erno Menzel.
Temas como: atendimento e abordagem ao produtor; aspectos relacionados à liderança; entendimento da metodologia empregada pelo programa; e, principalmente, gestão de propriedades com foco no aumento da produtividade e rentabilidade da produção, foram discutidos de forma simples e dinâmica durante os cinco dias de treinamento.
“Eu avalio, ao chegar ao final desse trabalho, que realmente nós conseguimos ser produtivos, tivemos o envolvimento de todos. [… Nós passamos essa semana trabalhando na preparação destes profissionais para, em nome do Senar, cumprirem a missão da instituição e do próprio programa da Assistência Técnica e Gerencial. Então, nós temos 40 profissionais preparados para esta missão, para irem até as propriedades e ajudar os produtores a transformar suas vidas”, avalia Erno Menzel.
A médica veterinária Gabriele, uma das profissionais aptas para atuar no campo da Agroindústria, esteve presente durante a semana de treinamento, e conta de qual maneira esses dias de imersão no conhecimento da metodologia da ATeG agregou em trajetória profissional.
“O treinamento da Assistência Técnica Gerencial foi de grande valia, um grande divisor de águas para mim. Muito do que nós ouvimos, será muito bem aplicado lá no campo junto com os produtores. Foi um networking muito importante, uma vez que nós tivemos com vários profissionais de diversas áreas, e, com certeza, nós iremos aplicar muito bem todo esse conhecimento trazido, inclusive na parte humana, porque muito do sucesso da ATeG se dá do quanto a gente consegue se relacionar com o produtor para gerar grande sucesso na propriedade”, relata Gabriele.
Os profissionais foram preparados para atender os produtores das cadeias produtivas da Avicultura, Agroindústria, Apicultura, Aquicultura, Bovinocultura de Leite, Bovinocultura de Corte e Suinocultura a partir do próximo ano. Ambos fazem parte de um processo seletivo para preenchimento das vagas de cadastro reserva para técnico de campo do Senar.
Inscrições ATeG
Por intermédio do ensinamento de técnicas de melhoramento, ATeG do Senar Sergipe já elevou a renda e melhorou a produção e gestão rural de centenas de produtores dos mais diversos municípios sergipanos, ao longo dos seus sete anos de existência.
O produtor que tiver interesse em participar do programa, pode procurar a Sala do Produtor Rural mais próxima para fazer a sua inscrição ou acessar os links, de acordo com a cadeia produtiva da propriedade e pré-requisitos descritos, até 1º de dezembro:
Agroindústria: Regularização da Agroindústria
Apicultura: 5 colmeias povoadas
Aquicultura: Produção mínima de 500kg/ciclo
Bovinocultura de leite: Produção mínima de 70L/dia
Bovinocultura de corte: 20 Animais adultos
Suinocultura: mínimo 6 matrizes ou (para ciclo completo e unidade produtora de leitão) e/ou acima de 20 suínos terminados/mês (para unidade produtora de terminados).
“Se o produtor tiver alguma dificuldade em realizar a inscrição através do site, ele pode entrar em contato através do telefone 3211-3264”, ressalta a coordenadora da ATeG, Taynã Matos.