Senar/SE oferece treinamento para 200 produtores da Assistência Técnica
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe (Senar/SE) iniciou nesta terça, 9, os cursos de Formação Profissional Rural (FPR) voltado para os produtores assistidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Os treinamentos serão realizados em 10 municípios beneficiando 200 produtores rurais.
Escrituração zootécnica é o tema dos treinamentos que será o ministrados nos municípios de: Aquidabã, Feira Nova, Itabi, Monte Alegre, Nossa Senhora de Lourdes, Graccho Cardoso, Gararu, Neópolis, Riachão do do Dantas e Nossa Senhora da Glória.
O treinamento sobre escrituração zootécnica ministrado para os produtores tem uma metodologia diferente dos treinamentos de Formação Profissional Rural (FPR) oferecidos pelo Senar/SE. Segundo o coordenador de FPR, Gladson Santos, o treinamento possui duração de 16 horas.
“Um treinamento mais focado na parte prática. O curso está dividido em quatro semanas com conteúdo teórico e prático. Ao final do treinamento, o produtor analisará todos os dados levantados durante o curso com o técnico do ATeG, explica.
Assistência Técnica
O treinamento está sendo ministrado para os 200 produtores assistidos pelo Programa de Assistência técnica e Gerencial do Senar/SE. Os produtores recebem visitas mensais dos técnicos do programa, que orientam sobre como gerenciar a propriedade e aumentar a produtividade. Além da assistência gratuita durante dois anos, os produtores participam de treinamentos e missões técnicas.
A coordenadora do ATeG, Taynã Matos, explica que o Senar/SE está iniciando os treinamentos da assistência técnica e o primeiro é sobre escrituração zootécnica porque é a principal dificuldade do produtor.
“Através deste treinamento, os produtores aprendem a anotar todas as atividades da propriedade, inclusive informações sobre o rebanho, algo essencial para o desenvolvimento da propriedade”, explica TaynA?.
No mês de novembro, mais um treinamento de FPR será disponibilizado para os produtores sobre manejo alimentar. O curso será? oferecido aos 200 produtores assistidos pelo ATeG.