Sergipe avança no projeto Leite com Resultado com capacitação estratégica de técnicos de campo
O estado de Sergipe, reconhecido por seu destaque nacional em produtividade leiteira, acaba de concluir o primeiro módulo do projeto piloto “Leite com Resultado”. Sete técnicos de campo passaram por uma capacitação para aplicar uma metodologia focada no equilíbrio entre eficiência produtiva e indicadores financeiros.
A parte teórica, aconteceu na sede do Sistema Faese Senar, em Aracaju, já a prática nas fazendas, aconteceu nos municípios de Poço Redondo e Nossa Senhora da Glória, no alto sertão sergipano.
A gerente de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Sergipe, Taynã Matos, enfatiza que a escolha do estado para o piloto não foi por acaso. “Sergipe foi selecionado não só pelo destaque em produtividade, mas porque o produtor está cada vez mais se profissionalizando”, afirmou. Segundo ela, a metodologia será replicada em 90 propriedades da região semiárida.
Foco na rentabilidade e gestão
Diferente de consultorias puramente técnicas, o “Leite com Resultado” mergulha nos números do negócio. Larissa Mouro, coordenadora do projeto pelo SIstema CNA Senar, explica que o objetivo central é o desenvolvimento da cadeia produtiva regional. “O foco é o aumento da produtividade e rentabilidade dos produtores rurais e o desenvolvimento da cadeia produtiva do semiárido nordestino”, destacou.
A iniciativa faz parte do programa “Juntos pelo Agro”, uma cooperação entre o Sistema CNA/Senar e o Sebrae. Para Joaci Medeiros, analista do Sebrae Nacional, o diferencial está no olhar estratégico sobre o mercado. “O papel do Sebrae vai além da porteira. Estamos focados em trabalhar o produtor no acesso ao mercado, agregação de valor e comercialização”, pontuou Joaci.
O treinamento foi conduzido por especialistas da Rehagro, referência em consultoria agropecuária. Afonso Marques, técnico da equipe Leite Rehagro, reforça que a meta é munir os técnicos com ferramentas que impactem diretamente o bolso do produtor: “A ideia principal é ajudar o produtor a aumentar a lucratividade, com o acompanhamento presencial nas fazendas”.
Para quem está na ponta, o impacto já é visível. O técnico de campo Edmundo Flamel ressaltou a importância de dominar os números para orientar melhor o pecuarista. “Esse treinamento é fundamental para entendermos melhor os indicadores financeiros, econômicos e gerenciais dentro da propriedade”, concluiu.
Com a conclusão desse módulo da capacitação, os técnicos agora iniciam as visitas mensais, levando um novo patamar de gestão para o sertão sergipano. Ao todo serão aplicados 10 módulos.